Aplicativo do TSE bate recorde com 5,3 mil denúncias no dia das eleições
O maior número de denúncias foi contabilizado em São Paulo, que, no dia do pleito, fez 864 ocorrências
• Atualizado
O aplicativo Pardal, de autoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bateu recorde de denúncias no último domingo (2), data do primeiro turno das eleições de 2022. Segundo os dados, em 24 horas, foram registradas 5.332 denúncias de propaganda eleitoral irregular, cifra duas vezes maior do que o relatado um dia antes (2.069).
O maior número de denúncias foi contabilizado em São Paulo, que, no dia do pleito, fez 864 ocorrências. Os estados de Pernambuco (583), Rio de Janeiro (568) e Rio Grande do Sul (445) também compõem o ranking. Além de propaganda eleitoral irregular, as ocorrências englobam compra de votos, uso da máquina pública e abuso de poder político e econômico.
Desde 16 de agosto, quando o Pardal foi atualizado, foram recebidas 37.489 denúncias, o que aponta para uma média diária de 765 ocorrências. A maioria das denúncias se refere às campanhas para deputado federal (12,8 mil) e deputado estadual (12,6 mil). As campanhas para presidente da República vêm em seguida, com 3,4 mil ocorrências.
No total, as denúncias já deram origem a 8.984 (22,45%) processos em tramitação no Processo Judicial Eletrônico da Justiça Eleitoral.
Saiba mais
Com a definição de segundo turno nas eleições de 2022, na noite deste domingo (3), os eleitores voltam às urnas no final do mês (30). Agora, os candidatos à presidência e ao governo de Santa Catarina podem voltar a fazer propaganda eleitoral até o próximo dia de votação. Veja como será nos próximos dias.
A partir das 17h da segunda-feira (3) passou a ser permitida a realização de carreatas e distribuição de materiais de propaganda política, como santinhos. Também há permissão para uso de alto-falantes e amplificadores de som.
Também está permitida a divulgação de anúncios na imprensa escrita e na internet. Com no máximo dez anúncios por veículo de comunicação até o dia 28 de outubro. Veja as outras datas:
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO