Eleições 2020 Compartilhar
Aplicativo

E-Título poderá ser usado como documento oficial para votar

Função está disponível apenas para quem tiver feito o cadastramento biométrico

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação, TSE.
Foto: Divulgação, TSE.

O aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é considerado a via digital do título eleitoral, passou por novas atualizações e agora passa a mostrar a foto do eleitor na tela. Com isso, o cidadão poderá apresentar apenas o seu perfil no aplicativo para entrar na seção eleitoral e votar no próximo dia 15 de novembro. Essa funcionalidade está disponível apenas para quem realizou o cadastramento biométrico.

A recomendação do TSE é que os eleitores baixem o aplicativo com a maior antecedência possível ao dia das Eleições Municipais. O documento digital vai exigir a resposta do eleitor a uma série de perguntas. Apenas as pessoas que responderem de forma correta poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Atualmente mais de dois milhões de eleitores já baixaram o e-Título, e cerca de 60 mil pessoas têm acessado o documento diariamente.

Além da emissão do documento em meio digital com foto, com as mudanças de segurança implementadas, há também a necessidade de criação de senha de acesso do eleitor ao aplicativo. Pelo e-Título também será possível conferir o endereço do local de votação e a situação eleitoral da pessoa. Entre outras vantagens, estão ainda as de emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, que estarão disponíveis ao eleitor a qualquer momento.

Justificativa

O e-Título também poderá ser usado pelos eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição para justificar a ausência por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h.

Para fazer a justificativa fora do dia da eleição, o eleitor poderá apresentar documento comprobatório que motivou a ausência (60 dias para justificar após cada pleito, ou 30 dias para justificar após retorno ao Brasil).

Nenhum dos serviços prestados pelo e-Título é exclusivo do aplicativo. Isso significa que as certidões também podem ser obtidas pelo computador ou junto ao cartório eleitoral.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.