Conheça os sete candidatos que disputam a Prefeitura de Criciúma em 2020
Cidade é considerada a "Capital do Carvão" o Brasil
• Atualizado
Criciúma terá sete candidatos disputando a Prefeitura nas Eleições 2020. A “Capital do Carvão” o Brasil tem população estimada para este ano, em 2020, de 217.311 habitantes. Conheça os nomes que concorrem à chefia do executivo municipal neste ano.
Aníbal Dário – MDB
O candidato do MDB é médico da rede municipal, onde atua há 23 anos, com atuações destacadas nas unidades da Santa Luzia e Centro Social Urbano, no bairro Próspera. É professor no curso de Medicina da Unesc. Serviu o Exército Brasileiro como médico por três anos. É pós-graduado em medicina da família, medicina do esporte e reumatologia. Atualmente, é mestrando em saúde coletiva. Concorre pela primeira vez a prefeitura de Criciúma.
Chico Balthazar – PT
O candidato do Partido dos Trabalhadores, Chico Balthazar, de 63 anos, é formado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e advoga em Criciúma há quase 40 anos. Na gestão do prefeito Décio Góes em Criciúma, Balthazar foi procurador-geral por dois anos. Atuou ainda como secretário de governo. Concorre também pela primeira vez ao cargo de prefeito da cidade.
Clésio Salvaro – PSDB
Atual prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, de 57 anos, nasceu em Criciúma, mas iniciou a trajetória política como vereador em Siderópolis, também no Sul do Estado, no final da década de 1980. Exerceu atividades na agricultura, trabalhou em bar e na indústria do carvão. Ainda é empresário no ramo da comunicação. Candidatou-se quatro vezes à vaga de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, as duas primeiras pelo Partido da Frente Liberal (PFL) e as seguintes pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e foi eleito em três delas. Em 2008, elegeu-se Prefeito de Criciúma, com 53.329 votos, sendo a maior votação da história, para o mandato de 2009 a 2012, pelo PSDB. Já em 2016 foi eleito com 82.959 votos, para o período de 2017 a 2020.
Cosme Manique Barreto – Podemos
Cosme Manique Barreto, de 59 anos, chegou ao cargo de coronel e comandante da 6° Região da PM. Atuou por 37 anos na Polícia Militar de Santa Catarina. Nasceu em Nova Veneza, na localidade de São Bento Baixo. Em abril de 2020, assinou sua reserva remunerada. Barreto já trabalhou em diversas cidades de Santa Catarina como Lages, Chapecó, Tubarão, Sombrio, Içara e Criciúma. Ele também já foi diretor do presídio Santa Augusta em Criciúma. Pela primeira vez concorre ao cargo de prefeito.
Júlia Zanatta – PL
Júlia Zanatta, de 35 anos, nasceu e cresceu em Criciúma. Estudou Jornalismo, profissão que exerceu na área de assessoria de imprensa em Florianópolis. Depois, por iniciar a vida no setor público, cursou Direito. É a mais jovem entre as candidatos e a única mulher do pleito. A decisão de iniciar uma trajetória política ocorreu em 2018. Hoje é amiga da família Bolsonaro, principalmente de Eduardo, o deputado federal mais votado do país.
Rodrigo Minotto – PDT
O candidato Rodrigo Minotto, de 41 anos, do PDT, é advogado e, além da faculdade de Direito, é formado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Em 1993, Rodrigo Minotto resolveu entrar para a política. Estudou os programas de todos os partidos e optou pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Já atuou como Coordenador Estadual do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina. Posteriormente, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, em Brasília. Já foi eleito duas vezes como deputado estadual, em 2014 e 2018. Atualmente ocupa a função de 2º Vice-Presidente da Mesa Diretora do Parlamento. Em setembro de 2020, o Deputado licenciou-se por 60 dias, para disputar a vaga de Prefeito de Criciúma pela primeira vez.
Professor Ederson – PSTU
Ederson é militante da educação e do Movimento Negro. Um lutador ativo nas causas da classe trabalhadora, atuando no Movimento Sindical e popular da cidade. Tem 38 anos. O candidato é militante e constrói o PSTU desde 2015. Já liderou uma chapa para o Governo Estadual em 2018 com a Professora Ingrid Assis. Na disputa municipal aparece pela primeira vez.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO