Veja nova alternativa para denunciar ligações abusivas de telemarketing
O Diretor Geral do Procon SC informa que um dos objetivos da ação é que o consumidor fique ciente, e possa escolher entre atender, recusar, ou bloquear a chamada
• Atualizado
O Ministério da Justiça e a Segurança Pública está disponibilizando um canal na internet para denunciar ligações abusivas de telemarketing. Para efetuar a denuncia, o usuário deve preencher um formulário com dados como: horário, data, telefone, e caso saiba, o nome empresa que está realizando as ligações.
O Diretor Geral do Procon SC, João Vitor, informa que um dos objetivos da ação é que o consumidor fique ciente, e possa escolher entre atender, recusar, ou bloquear a chamada.
Consideramos ligações abusivas àquelas que não são completadas, sendo desligadas automaticamente em até três segundos. Para esse tipo de chamada efetuamos uma medida cautelar suspendendo o serviço, se a empresa não cumprir a medida será multada.
João Vitor, Diretor Geral do Procon SC
Empresas de telemarketing têm prefixo obrigatório
Empresas que ofertam serviços por telemarketing ativo deverão, a partir desta quinta-feira (10), utilizar o prefixo 0303 para fazer ligações para os clientes. A mudança, anunciada em dezembro do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem como objetivo auxiliar os usuários a identificarem as chamadas das empresas.
Segundo a Anatel, o código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing e todas as redes de telecomunicações deverão permitir a identificação clara, no visor do aparelho do usuário, do número. Além disso, as operadoras deverão realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor.
Assista à reportagem:
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO