‘O feminicídio não começa no fim’: veja a campanha contra a violência de gênero lançada pelo SBT
O feminicídio não começa no fim, na verdade, ele se revela desde os primeiros sinais
• Atualizado
Em busca de ajudar a combater o feminicídio, o SBT do Bem lançou uma campanha institucional contra o crime de violência de gênero. A iniciativa foi exibida pela primeira vez durante a edição de segunda-feira (24) do SBT Brasil.
A campanha prevê conscientizar a população sobre o problema, que precisa ser analisado desde os primeiros sinais. “O feminicídio não começa no fim”.
O feminicídio, segundo a Justiça, é o assassinato de uma mulher motivado por violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição feminina. Desde 2024, o crime passou a ser tratado como um tipo penal autônomo, com penas mais rigorosas.
Assista ao vídeo da campanha:
Feminicídio tem números expressivos em SC e no Brasil
Por Pedro Corrêa
Em Santa Catarina, 28 mulheres foram vítimas de feminicídio apenas nos seis primeiros meses de 2026. Isso significa que, em média, uma mulher foi assassinada a cada seis dias no estado por crimes motivados pela violência de gênero, segundo o Observatório da Violência Contra Mulher.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que o Brasil registrou 1.568 vítimas de feminicídio em 2025, aumento de 4,7% em relação ao ano anterior. Desde a criação da Lei do Feminicídio, em março de 2015, mais de 13,7 mil mulheres foram assassinadas em razão do gênero no país.
O levantamento também revela que a maior parte dos crimes acontece dentro de casa e é praticada por companheiros ou ex-companheiros da vítima, mostrando que o ambiente que deveria oferecer proteção muitas vezes se transforma no local de maior risco para milhares de mulheres brasileiras.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO