UFSC Blumenau terá evento sobre enfrentamento ao neonazismo em SC
Haverá exibição de documentário e duas mesas de debates
• Atualizado
Na próxima terça-feira (28), a partir das 15h30, será realizado no auditório da UFSC Blumenau, o evento Enfrentamento ao Neonazismo em Santa Catarina. A atividade é uma iniciativa conjunta da UFSC com o Movimento Humaniza Santa Catarina, a APUFSC Sindical, a Pós-graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB), o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual. Haverá exibição de documentário e duas mesas de debates. A UFSC fica na rua João Pessoa, 2750, no bairro Velha. Inscrições podem ser realizadas no link.
O evento inicia com a exibição do documentário Uma história de silêncios, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recentemente premiado pelo Instituto Vladimir Herzog. Depois, haverá debate com Carlos Bartel, do IFC – Ibirama, e com as produtoras do documentário.
Na sequência haverá mesa com falas do advogado militante pelos direitos da população negra, Marco Antônio André e da advogada Rosane Magaly Martins que é Presidenta da ONG Mães do amor em defesa da Diversidade, bem como de representantes de movimentos de luta pelos direitos da população negra na região do Vale do Itajaí. A mesa visa relacionar a história do estado com as atuais lutas por direitos e não discriminação.
Para ministrar a palestra de encerramento, o professor Michel Gherman que é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), historiador e referência em estudos judaicos falará sobre Neonazismo e racismo: enfrentamento. Serão debatedores o professor Adriano Luiz Duarte, de História Contemporânea e História do Brasil na UFSC, além do Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, titular da 40ª Promotoria da capital que atua no processamento dos crimes de ódio e do Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (NEAVIT) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Inscrições podem ser realizadas no link.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO