Centro Leste de Florianópolis tem alterações de trânsito a partir desta segunda-feira; veja rotas
O trânsito estará liberado em apenas uma faixa
• Atualizado
A partir desta segunda-feira (3) o trânsito em Florianópolis passa por alterações por causa das obras da revitalização do Centro Leste, ao lado do Museu da Cidade. O trânsito estará liberado em apenas uma faixa, no trecho da Rua dos Ilhéus que acompanha a Praça XV de Novembro.
Esse trecho fica entre as ruas que fazem frente para a Catedral e para a Praça Fernando Machado. No lado da Praça XV, será mantida a calçada em petit pavê e o meio-fio.
Leia Mais
A pista e a calçada à direita da Rua dos Ilhéus, sentido Praça Getúlio Vargas, serão de paralelepípedo (hoje uma pequena parte tem asfalto) nivelado à calçada. Esta, por sua vez, será alargada e refeita de concreto coberto por placas de granito, tal como as novas passagens de pedestres.
Já a área do atual estacionamento vai virar uma ciclofaixa de concreto, que terá trajeto até o Terminal Cidade de Florianópolis.
Os serviços na Rua dos Ilhéus, que ainda incluem recuperação do sistema de drenagem, têm prazo previsto de 120 dias. Ou seja, a previsão é que sejam concluídos no mês de novembro, assim como as obras nas demais vias do entorno da Praça XV de Novembro.
Rua Tiradentes
As obras iniciadas no começo de junho na Rua Tiradentes têm mais dois meses de prazo, sendo que continuam os trabalhos de drenagem. Ela precisou ser interditada, de modo que quem vier da Avenida Hercílio Luz em direção à Rua dos Ilhéus, no entorno da Praça XV de Novembro, deve acessar a plataforma 1 do Terminal Cidade de Florianópolis (paralela ao calçadão da Rua Antônio Luz), que foi liberada para o trânsito.
O Calçadão da Rua João Pinto foi o primeiro das oito vias a serem contempladas com a revitalização do centro leste da cidade a ficar pronto. As demais vias a serem beneficiadas são as ruas Arcipreste Paiva, da Praça Fernando Machado e a que fica em frente à Catedral, no entorno da Praça XV, e a Rua Nunes Machado e o calçadão da Rua Antônio Luz (em frente ao Terminal Cidade de Florianópolis).
As obras em andamento contam com o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por necessitarem de escavações. E toda essa revitalização é executada pela empresa Pavicon Construções Ltda., num investimento da ordem de R$ 7,1 milhões. O prazo de conclusão previsto vai até fevereiro de 2024.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO