Torre Eiffel: prefeita de Paris quer manter arcos mesmo após o fim das olimpíadas
A poucos dias do fim das olimpíadas, a prefeita de Paris anunciou que pretende manter a decoração de arcos na Torre Eiffel.
• Atualizado
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou que pretende manter a decoração de arcos olímpicos na Torre Eiffel mesmo após o fim das olimpíadas. O anúncio provocou um debate entre os moradores.
A justificativa foi anunciada em uma entrevista à imprensa nesse domingo (01), onde ela afirmou que os franceses voltaram a se apaixonar por Paris durante os jogos de verão e que ela queria manter o espírito.
“Quero que o monumento e os anéis continuem casados. Como prefeita de Paris, a decisão é minha e eu tenho o acordo do COI (Comitê Olímpico Internacional). Paris nunca mais será a mesma. Quero manter esse espírito festivo vivo”, disse Anne.
Os cinco arcos olímpicos instalados pesam 30 toneladas e têm 29 metros de largura e 15 de altura. A estrutura foi instalada na Torre Eiffel no dia 26 de julho, pouco antes do início da abertura das Olimpíadas. A princípio, a previsão era retirar após a cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos, prevista para o dia 8 de setembro.
No caso de os anéis ficarem permanentemente na torre, os arcos serão substituídos por uma estrutura mais leve. A intenção ainda é pintar de azul, amarelo, preto, verde e amarelo, para simbolizar os cinco continentes.
Leia Mais
A prefeita é conhecida por reformas ousadas na cidade desde que assumiu a governança, em 2014. Mesmo assim, o plano provocou discussões entre os parisienses, isso porque alguns, principalmente ativistas do patrimônio, acham que os arcos vão “poluir” o monumento, que hoje é o símbolo da cidade.
Com informações de SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO