×
×

Escolha sua região:

Domingo, 24 de outubro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Tempo
MENU
BUSCAR
Tempo
publicidade
block/article/header
Tempo Compartilhar

Mais chuva

Volume de chuva em cidade da Grande Florianópolis ultrapassou os 226mm em 24h

Santo Amaro da Imperatriz registrou o maior acumulado do Estado

block/article/social-network
block/article/content__sidebar

Devido à formação de áreas de instabilidade em baixo e médios níveis da atmosfera e o intenso transporte de umidade do oceano para o continente, entre a noite de segunda (11) e a manhã de terça (12), foram observadas chuvas intensas e com volumes significativos que ultrapassaram, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, os 225mm em 24 horas. Palhoça também teve vários problemas relacionados à chuva e registrou mais de 210mm no acumulado. Confira os números na tabela abaixo:

Entre segunda e terça-feira, a circulação marítima, intensificada por um cavado em médios níveis da atmosfera, atuou no centro-leste do estado, provocando chuva volumosa entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, principalmente entre a madrugada e a manhã de terça-feira. Foram registradas diversas ocorrências de alagamentos e deslizamentos nessas regiões, devido ao volume de chuva e a intensidade em um curto período de tempo.

  • Casa interditada em Santo Amaro da Imperatriz
  • Palhoça registra deslizamento e pontos de alagamento após madrugada chuvosa_
  • Barreira desmorona na BR-101

Conforme informações do Radar Meteorológico do Vale, localizado em Lontras, pode-se observar o transporte de umidade vindo do oceano para o continente, o qual deu origem a nuvens de baixo desenvolvimento vertical, associadas às chuvas frequentes com intensidade moderada a localmente forte.

Os acumulados superaram os 225mm em 24 horas (figura abaixo). Observa-se que a chuva ficou bem concentrada entre o Médio Vale, Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (13) a circulação marítima diminui sua influência sobre o litoral de SC, mas o dia ainda deve ser com predomínio da nebulosidade  e chuva fraca e ocasional nestas áreas. Entre os Planaltos e porção oeste o sol predomina mas, a partir da noite, volta a chover no oeste catarinense. A chuva ocorre em forma de pancadas e não são descartados temporais isolados. Segundo a Defesa Civil, o risco é baixo a moderado para ocorrências.

Pela manhã a temperatura chega aos 10°C no Planalto Sul e varia de 14°C a 19°C nas demais regiões. A tarde a máxima chega aos 32°C no oeste, 27°C no Litoral Sul e varia de 21°C a 25°C nas demais áreas. O vento sopra de nordeste no estado com rajadas de até 60 km/h no Litoral Sul.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

A quinta-feira (14) será um dia com instabilidades atuando em Santa Catarina. Já entre a madrugada e a manhã, a chuva que ocorre na porção oeste se espalha para o centro-leste. Em alguns momentos a chuva vem em forma de temporais isolados acompanhados de trovoadas. Há chance de chuva intensa em curto espaço de tempo, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências entre o oeste e Planaltos. Amanhecer com temperaturas entre 11°C e 15°C no Planalto Sul e Meio Oeste e 15°C e 18°C nas demais áreas. A tarde o sol volta a aparecer no oeste e as máximas chegam aos 32°C. No Litoral Sul chegam aos 30°C e variam de 23°C a 29°C nas demais áreas.

query/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news