Segurança Compartilhar
Temporal

Ventos de 70 km/h destroem ginásio e causam estragos no Sul de SC; veja imagens

Defesa Civil está analisando se o fenômeno trata-se de um tornado. Imagens mostram a destruição causada pelos ventos.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagens: Redes Sociais | Prefeitura de Sangão | Governo do Estado de Santa Catarina
Imagens: Redes Sociais | Prefeitura de Sangão | Governo do Estado de Santa Catarina

Uma tempestade entre a tarde e noite desta sexta-feira (13) atingiu a região Sul de Santa Catarina. Houve registro de núcleo de tempestade com forte intensidade de precipitação. Os ventos chegaram a 70 km/h entre os municípios de Jaguaruna e Sangão. As imagens mostram a presença de uma nuvem funil, que dá a impressão de tocar o solo, o que configuraria um tornado.

O prefeito de Sangão, Castilho Silvano Vieira, disse que a tempestade causou estragos no município, mas que não há registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas. O município contabiliza somente danos materiais, entre eles, um ginásio de esportes, no bairro Morro Grande, que ficou destruído. O telhado foi arrancado pelo vento e a estrutura a afetada. O prefeito explicou que a Defesa Civil classificou como o estrago como perca total.

>> Santa Catarina foi atingida por tornado, afirma meteorologista

Análise de possível tornado

O Governo do Estado está com técnicos da Defesa Civil e da Epagri analisando dados das estações meteorológicas, além das imagens dos danos. A delegacia de polícia da cidade de Jaguaruna teve danos na estrutura por conta da forte ventania e chuva. Nas cidades de Jaguaruna e Sangão foram registradas quedas de árvores e postes em via pública, alagamentos, além de destelhamentos pontuais.

Vídeo: Secom/GovSC

>> Impressionante: Nuvem funil se forma no litoral de SC; veja o vídeo

As equipes do Estado estão em contato para atualizar os dados com base nas informações de prefeituras e defesas civis municipais.

Santa Catarina foi atingida por tornado, afirma meteorologista

O município de Sangão, no Litoral Sul catarinense, foi atingido por um tornado de categoria F1, na tarde desta sexta-feira (13), por volta das 16h45, conforme informação do meteorologista Piter Scheuer.

“Na imagem só aparece a nuvem funil, não aparece ela tocando o solo, mas tem alguns relatos de moradores de Sangão e proximidades que afirmam que a nuvem tocou o solo e causou transtornos”, diz o especialista. Piter destaca que ainda é preciso outras verificações técnicas, entretanto, tudo indica que o tornado registrado pode ser de categoria F1, com ventos de até 180 km/h, uma forma mais fraca do fenômeno.

Veja o relato

Defesa Civil verifica o caso

A assessoria de comunicação do Estado de Santa Catarina informou que até o momento, não há confirmação de que seja um tornado. O órgão está verificando “possível ocorrência de tornado no Litoral Sul”.

O radar meteorológico de Lontras registrou um núcleo de tempestade com forte intensidade. A precipitação chegou as 120 mm por hora, sobre Sangão e Jaguaruna, conforme o órgão.

“Este tipo de sistema também pode ser caracterizado como uma supercélula, que possui potencial para provocar chuva intensa, rajadas de vento, queda de granizo e, por vezes, tornado”, explica a Defesa Civil em nota meteorológica.

Tempestade causou estragos

A Defesa Civil informou que foram registradas quedas de árvores e postes, alagamentos, residências e empresas destelhadas e com coberturas afetadas.
As estações meteorológicas na região marcaram raiadas de vento na casa dos 70 km/h, entretanto, a intensidade do vento pode ter sido ainda maior de forma localizada. A Defesa Civil está analisando as imagens dos danos e dados das estações meteorológicas e radares.

Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina

Veja o vídeo do fenômeno

Vídeo: Agnaldo Rádio Estação Cocal / via Piter Scheuer


Vídeo: Redes sociais / Governo do Estado de Santa Catarina / Divulgação

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.