Tsunami meteorológico atinge SC e arrasta carros em praia; entenda o fenômeno
Entenda o fenômeno que fez com que carros fossem arrastados em uma praia no Sul de Santa Catarina
• Atualizado
Um tsunami meteorológico atingiu Santa Catarina, conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, neste sábado (11). O fenômeno ocorreu por volta das 16h, sendo sentido no Sul do Estado. Em Laguna, o mar ficou revolto, atingindo carros que estavam a praia de Cardoso. Imagens impressionantes mostram o momento que os carros estão boiando.
Segundo a Defesa Civil, é difícil prever o fenômeno, e sua ocorrência não é comum.
>> Clique para assistir o vídeo do fenômeno climático
O que causa um tsunami meteorológico?
O fenômeno está atrelado a algum sistema meteorológico como linhas de instabilidade, essa condição atingiu o Sul do Estado, causando o tsunami. Alagamentos costeiros e mar agitado não eram previstos, mas a passagem desta Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno, explica o órgão.
O que é uma linha de instabilidade?
A Defesa Civil explica que as linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas dispostas de forma alinhada.
“Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia”.
O órgão destaca que as linhas de instabilidade provocam “pulsos” de pressão atmosférica que se propagam perturbando as águas da plataforma continental, que por sua vez tem velocidade de propagação muito próxima à velocidade de avanço da linha de instabilidade, possibilitando uma ressonância quase perfeita entre a atmosfera e o oceano.
A condição climática faz com que a altura da onda seja amplificada e ao se propagar em direção à costa pode se amplificar mais, atingindo alguns metros de altura em um curto poucos minutos, causando a subida rápida de maré, podendo ocasionar ressaca e inundações costeiras.
“O alcance da inundação dependerá da inclinação da praia e da presença ou não de dunas. Em praias quase planas e voltadas para o quadrante sul, como o ocorrido em Laguna, a inundação pode alcançar dezenas a centenas de metros nas áreas costeiras”.
Defesa civil
- Exportações de SC para os EUA caem quase 20% em agosto, mas estado cresce no comércio global
- Diretora de creche salva bebê de engasgo em SC
- Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação
- Cesta básica em SC apresenta queda em agosto, mas permanece entre as mais caras do país
- Empresa de combustíveis em SC é punida por uso de certidão falsa em licitação; entenda
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO