Sensação térmica no RS alcança 70°C; saiba como é calculada
A onda de calor vai se estender pelo Sudeste e Nordeste até o dia 21 de fevereiro
• Atualizado
![Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay (banco de imagens) Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay (banco de imagens)](https://scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Calor-intenso-continua-em-Santa-Catarina-com-maximas-de-ate-40°C.jpg)
A onda de calor que está atingindo várias regiões do Brasil não dá sinais de que vai diminuir tão cedo. As temperaturas estão disparando, e, para muitos, a sensação térmica pode ser ainda mais intensa. Segundo a Climatempo, o calor extremo, que já afeta principalmente o Sul do país, vai continuar até a próxima sexta-feira (21), com registros de temperaturas altíssimas no Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e em parte do Sul.
Em Porto Alegre (RS), por exemplo, a temperatura máxima alcançou 40°C nesta terça-feira (11), com umidade de 95%. O resultado? Uma sensação térmica impressionante de 70°C.
Nesta quarta-feira (12), o Rio de Janeiro deve registrar 38°C, com sensação térmica de até 65°C. Em São Paulo, o calor será intenso, com máximas de 33°C, mas a alta umidade vai fazer a sensação térmica atingir os 54°C.
Além dessas capitais, a onda de calor vai se estender pelo Sudeste e Nordeste até o dia 21 de fevereiro, com temperaturas chegando a 40°C em partes do Rio de Janeiro, noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia e no sertão entre a Bahia, Pernambuco e Piauí.
Sensação térmica
Com as altas temperaturas que estamos enfrentando, a sensação térmica tem atingido números recordes. Isso acontece porque a combinação de calor e umidade no ar dificulta o processo de resfriamento do corpo. O grupo Climatologia Aplicada, ligado à Escola de Engenharia de São Carlos da USP, explica que, com a umidade muito alta, o suor não consegue evaporar tão facilmente, tornando mais difícil para o corpo se refrescar. O resultado é que sentimos mais calor do que a temperatura real.
Para calcular a sensação térmica, o grupo criou uma tabela simples, onde você pode conferir como a temperatura e a umidade juntas afetam o calor que sentimos.
![](https://controle.scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/sensacao-termica-1-compressed-1109x800-1.jpg)
Na tabela, a coluna à esquerda mostra as temperaturas em graus Celsius. Já a linha de cima exibe os valores de umidade. Para encontrar a sensação térmica, basta cruzar os valores de temperatura com a umidade correspondente.
Por exemplo:
- Se a temperatura for 30°C e a umidade for 80%, a sensação térmica será 43°C.
- Já se a temperatura for de 40°C e a umidade for 95%, a sensação térmica será de 73°C.
Onda de calor
Para ser classificada como uma onda de calor, são necessários cinco dias consecutivos com temperaturas 5°C acima da média. E é exatamente isso que está acontecendo. As áreas em vermelho no mapa da Climatempo, como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, terão temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média.
Já nas regiões em laranja, o aumento será entre 3°C e 5°C, caracterizando um período de calor intenso, mas que não chega a ser uma onda de calor.
![](https://controle.scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/onda-calor-clima-tempo-1-compressed-800x800-1.jpg)
*Com informações de Metrópoles
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO