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Saque do FGTS é liberado para moradores de São Martinho afetados pela chuva

O valor máximo para saque é de R$ 6.200,00

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Prefeitura de São Martinho
Imagem: Prefeitura de São Martinho

Os moradores de São Martinho, que foram diretamente afetados pela enchente registrada no município em 1° de dezembro, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) junto à Caixa Econômica Federal.

Para a solicitação, os populares devem apresentar laudo dos prejuízos, possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

Também é possível pedir o benefício por meio do aplicativo FGTS – disponível para smartphones Android e IOS – até 19 de março de 2023, basta acessar a aba ‘Meus Saques’. Não há a necessidade de comparecer a uma agência física.

Ao registrar a solicitação, também é possível identificar uma conta da CAIXA para receber o valor, sem custos.

A lista de endereços aprovados pela Caixa Econômica Federal pode ser conferida no documento abaixo. O valor máximo para saque é de R$ 6.200,00.

Orientações

• Realizar o download do App FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade Pública” — acessar a cidade;

• Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da Decretação de Calamidade/Situação de Emergência, ou seja, no caso de São Martinho entre 03 de agosto e 30 de novembro de 2022;

• Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

• O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Documentação exigida para o saque do FGTS

• Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;

• Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade/situação de emergência.

• Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

O Banco CAIXA analisará a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta. O banco poderá solicitar o comparecimento em uma das unidades caso precise a confirmação de algum documento.

A comprovação de propriedade do imóvel atingido, junto à CAIXA, será de responsabilidade do solicitante, o que poderá gerar alguns indeferimentos de pedidos.

Mais informações sobre como fazer o download do APP FGTS podem ser acessadas através do Guia Rápido no link.

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

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