Santa Catarina volta a registrar alta concentração de fumaça vinda da Amazônia
Em Santa Catarina, a fumaça tem sido mais perceptível durante o entardecer e o amanhecer
• Atualizado
A fumaça das queimadas em outras regiões do Brasil, como a Amazônia e o Centro-Oeste, tem sido registrada em Santa Catarina nos últimos dias. A presença de fumaça no ar é causada pelos ventos do norte e, em particular, pelo Jato de Baixos Níveis (JBN).
“O JBN é um fluxo de ar quente e úmido da Amazônia, que, em condições pré-frontais, intensifica o transporte de fumaça para o Sul do Brasil, especialmente nos dias que antecedem a chegada de frentes frias”, explica o monitoramento da Defesa Civil.
Em Santa Catarina, a fumaça tem sido mais perceptível durante o entardecer e o amanhecer, quando o céu adquire uma coloração avermelhada. Imagens de satélite têm mostrado a concentração de fumaça sobre todo o estado.
O aumento das queimadas nas regiões amazônica e central do Brasil pode ser atribuído à atuação do El Niño. O fenômeno tem intensificado as chuvas no Sul do Brasil, enquanto reduziu as precipitações nas regiões amazônica e central, justamente quando as chuvas deveriam ser mais frequentes.
De acordo com os meteorologistas da Defesa Civil, a passagem de uma frente fria pelo estado entre a noite de quarta-feira (4) e quinta-feira (5) deve proporcionar um alívio temporário na concentração de fumaça, devido à chuva e à mudança nos ventos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO