Inmet emite alerta para chuva forte e ventania de até 60 km/h em SC
O aviso, classificado como de "Perigo", prevê chuvas entre 50 a 100 mm/dia
• Atualizado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para acumulado de chuva em diversas regiões do Sul do Brasil. O aviso, classificado como de “Perigo”, prevê chuvas entre 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. O alerta é válido até 23h59 desta terça-feira (18) e afeta a Grande Florianópolis, o Norte Catarinense, o Vale do Itajaí e a Região Metropolitana de Curitiba.

Perigo | Imagem: Inmet
Além disso, o Inmet também divulgou um alerta amarelo para tempestades, com “Perigo Potencial”. Esse aviso, que começou às 9h52 e segue até 23h59, prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos fortes de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Apesar de apresentar menor gravidade, há risco de cortes de energia, queda de árvores e alagamentos pontuais.

Perigo Potencial | Imagem: Inmet
As áreas atingidas pelo alerta amarelo incluem, além das já citadas, regiões do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, como o Centro Ocidental Paranaense, Sudoeste do Mato Grosso do Sul e Nordeste Rio-grandense.
leia também
Defesa Civil emite alerta de temporais com chuva intensa em SC nesta terça-feira; veja a previsão
Santa Catarina deve enfrentar temporais isolados nesta terça-feira (18), principalmente a partir da tarde. Segundo a Defesa Civil, a combinação de calor, umidade e instabilidades na atmosfera favorece o desenvolvimento de chuvas intensas em todas as regiões do estado. As áreas em destaque no mapa de monitoramento, classificadas em alerta laranja, apresentam risco alto para alagamentos e enxurradas pontuais. Nas demais regiões, o risco é considerado baixo a moderado, com possibilidade de destelhamentos, danos na rede elétrica e quedas de árvores e galhos.
Diante do cenário, a Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo durante os temporais, evitar atravessar ruas alagadas ou pontes submersas e redobrar a atenção em áreas de encosta. Além disso, é importante observar sinais de risco, como inclinação de árvores e postes ou rachaduras em muros e paredes.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO