Iceberg maior que a cidade de Nova York se solta após 30 anos encalhado
Massa de gelo tem cerca de 4.000 quilômetros quadrados
• Atualizado
Um dos maiores icebergs do mundo está à deriva num mar da Antártida, após ter ficado encalhado por mais de três décadas, de acordo com o British Antarctic Survey.
O iceberg, conhecido como A23a, separou-se da Plataforma de Gelo Filchner, na Antártida, em 1986, no entanto, ficou preso ao fundo do oceano e permaneceu por muitos anos no Mar de Weddell.
O iceberg tem cerca de três vezes o tamanho da cidade de Nova York e metade da Grande São Paulo, medindo cerca de 4.000 quilômetros quadrados.
Andrew Fleming, especialista em sensoriamento remoto do British Antarctic Survey, disse à BBC que o iceberg tem estado à deriva nos últimos anos e parece estar ganhando velocidade, movendo-se além da ponta norte da Península Antártica, impulsionado pelos ventos e correntes oceânicas.
“Perguntei a alguns colegas sobre isso, imaginando se houve alguma possível mudança nas temperaturas da água da plataforma que poderia tê-lo provocado, mas o consenso é que o tempo simplesmente chegou”, disse Fleming.
“Ele estava encalhado desde 1986, mas, eventualmente, iria diminuir o suficiente para perder a aderência e começar a se mover”, acrescentou.
Fleming disse que percebeu o movimento do iceberg pela primeira vez em 2020. O British Antarctic Survey afirmou que agora ele se desprendeu e está se movendo ao longo das correntes oceânicas em direção ao sul da Geórgia Subantártica.
*com informações da Associated Press
- Imagens mostram estragos da colisão entre carro e caminhão na BR-116
- Colisão entre carro e caminhão resulta em três mortos na BR-116
- Câmara de Lages homenageia Grupo SCC pelos 85 anos de contribuição
- PF indicia padre por envolvimento em tentativa de golpe contra Lula
- Em reviravolta, TRF-4 tira Curi da disputa na OAB
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO