Tempo Compartilhar
Atenção

Florianópolis decreta situação de emergência devido à chuva

Apenas na última terça-feira (28), o volume de chuva chegou a 193 mm, de acordo com registro da CIRAM

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Redes Sociais/Reprodução
Foto: Redes Sociais/Reprodução

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana e Defesa Civil, realiza operações de limpeza após a chuva. Para isso, a prefeitura opera com sete caminhões hidrojato com tanques de 8 mil a 10 mil litros. Cada equipamento faz entre 15 e 20 retiradas por dia, baixando o volume d’água em ruas e servidões para mitigar o efeito das chuvas.

A Defesa Civil está fazendo rondas para avaliar os danos e possíveis riscos. Conforme o município, Florianópolis está em situação de emergência por conta das chuvas que afetaram a região nesta terça-feira (28).

Além disso, a operação de desalagamento de ruas está concentrada no Campeche e Rio Tavares, com três caminhões, dois equipamentos no Rio Vermelho e dois nos Ingleses. Na manhã desta quarta, há grande dificuldade na saída e acesso ao Campeche, onde há uma lâmina d’água sobre a SC-405.

No Rio Tavares, a água já baixou, mas tem casas afetadas, por isso a limpeza pública e a manutenção urbana estão dando suporte junto com o serviço de Assistência Social. Também vai dar apoio na nova limpeza que será feita no rio.

O grande volume de chuvas provoca erosão do pavimento e, por decorrência, buracos nas vias. Já está sendo feita recuperação paliativa em vias do Santa Mônica, subida do Morro da Lagoa e avenida Beira-mar Norte. Tão logo parar a chuva, essas vias serão recuperadas com asfalto quente.

Em balneários como Pântano do Sul e Costa de Dentro, há preocupação com o nível alto dos rios e obstrução da pista. Também está alto o Rio Papaquara, no Norte da Ilha.

Chuva histórica em Florianópolis

Apenas na última terça-feira (28), o volume de chuva chegou a 193 mm, de acordo com registro da Estação de Meteorologia do Itacorubi (CIRAM). O acumulado de novembro já está em 448 mm, mais que o triplo da média histórica, de 129 mm.

As equipes da prefeitura seguem monitorando as condições climatológicas e a tendência para esta quarta-feira é de melhora. Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.