Estragos em Xanxerê podem ter sido causados por tornado ou microexplosão; explica meteorologista
Está sendo analisado se o evento climático se trata de um tornado
• Atualizado
Na tarde desta terça-feira (17), o Oeste de Santa Catarina registrou dezenas de estragos, devido a um forte temporal que atingiu a região. Conforme informações dos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, do Climaterra, o fenômeno que atingiu o município de Xanxerê, pode se tratar de uma microexplosão ou até mesmo de um tornado.
Além dos fortes ventos, a chuva também foi intensa e acabou causando alagamentos nos bairros Colatto e Centro. Ainda segundo os meteorologistas, o vendaval, provavelmente, teve rajadas em torno de 100 a 120 km/h. A Defesa Civil também trabalha com a probabilidade de uma microexplosão sobre a cidade e faz o levantamento dos estragos.
De acordo com o órgão, em apenas 15 minutos foram registrados cerca de 60mm de chuva. O coordenador municipal da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi, destacou que foram distribuídas lonas para quatro famílias. As equipes da Prefeitura de Xanxerê já trabalham para recuperar os estragos ocasionados pelo temporal.
De acordo com Peter Scheuer o calor associado aos elevados indicies de umidade relativa do ar e aproximação de uma frente fria pelo oceano, associado a uma baixa pressão, foram os fatores responsáveis por organizar núcleos de tempestades severas que se propagaram sobre a região do Oeste, garantindo a manutenção de tempo instável com chuvas fortes, granizos e ventanias.
Assista ao vídeo:
Veja imagens dos estragos:
- Frio, ‘veranico’ e frente fria: veja como fica o tempo em Santa Catarina
- Semana começa gelada e com temperaturas negativas em SC
- Ventos fortes causam quedas de árvores e destelhamentos em Florianópolis
- Previsão indica frio intenso com mínimas abaixo de 5°C em Santa Catarina
- Chuva intensa pode causar alagamentos em Joinville, alerta Defesa Civil
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO