Defesa Civil de Blumenau orienta moradores sobre cuidados com trovoadas de verão
As trovoadas dos últimos dois dias provocaram seis ocorrências registradas pelo órgão
• Atualizado
Com o aumento das temperaturas, as tempestades de verão no fim do dia passam a ocorrer com mais frequência. Em Blumenau, as trovoadas dos últimos dois dias provocaram seis ocorrências registradas pela Defesa Civil, envolvendo deslizamentos de terra, quedas de árvores e solicitações de análise de risco.
Essas trovoadas podem vir acompanhadas de granizo, ventos fortes e descargas elétricas. Por isso, a Secretaria de Defesa Civil reforça as orientações de prevenção e segurança para os moradores. “O primeiro passo é acompanhar os avisos de risco de temporais que são enviados pelo aplicativo AlertaBlu e pelas redes sociais da Defesa Civil”, ressalta o secretário Carlos Menestrina.
O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelos telefones 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros Militar.
Cuidados com ventos fortes, granizo e descargas elétricas
A Defesa Civil orienta a buscar de imediato um abrigo seguro, não ficar em espaços a céu aberto, nem próximo a árvores, placas, janelas, vidros, ou outras estruturas que possam quebrar ou ser arremessadas. Em caso de granizo, a orientação é se abrigar em lugares com boa cobertura, mantendo portas e janelas fechadas.
Durante as tempestades com raios e relâmpagos, não se deve manusear aparelhos elétricos, nem o telefone celular. Varais com arame também devem ser evitados. A orientação ainda é de não entrar no mar, piscina, rios ou lagoas, bem como não trabalhar com cercas, alambrados, estruturas metálicas, fiação elétrica ou telefônica.
Cuidados com alagamentos
Para prevenir infiltrações e alagamentos nas residências, é importante as pessoas manterem sempre as calhas das casas limpas, assim como o sistema de drenagem (ralos e bueiros) das residências, facilitando o escoamento da água da chuva.
Em caso de enxurrada, não se deve entrar em contato com a água, portanto se deve evitar atravessar vias ou pontes alagadas. Além do risco de contrair doenças, há o risco de a correnteza ser mais forte do que aparenta.
Cuidados com deslizamentos
Os técnicos da Defesa Civil orientam para que a população esteja atenta a depressões no terreno, inclinação de tronco de árvores, postes, ou aparecimento de rachaduras nas paredes das casas. Se for identificado algum risco, deve-se entrar em contato com a Defesa Civil para a avaliação e, caso necessário, sair da residência e buscar um local seguro.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO