Cidade de SC decreta emergência e cancela aulas após chuvas
Imbituba fica apenas atrás de Florianópolis no ranking de maior quantidade de precipitação em 24 horas
• Atualizado

A cidade de Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, decretou estado de emergência após as chuvas que atingiram o município. Na atualização da Defesa Civil, Imbituba registrou cerca de 105mm de precipitação em apenas 24 horas.
Leia Mais
Aulas canceladas
Com o agravamento da situação, também foi decidido que as aulas da rede pública municipal estarão suspensas durante esta sexta-feira (11), como medida preventiva para proteger estudantes, professores e demais profissionais da educação.
Decreto de emergência
O decreto levou como base o acumulado de chuvas, que até o meio da tarde de quinta-feira (10) chegou a 126mm. A Defesa Civil municipal afirmou que esse número é equivalente à média esperada para todo o mês de abril.
No ranking, Imbituba é o segundo município com mais chuvas, ficando atrás apenas de Florianópolis.

Município foi completamente atingido
Segundo a Prefeitura Municipal de Imbituba, todos os bairros foram atingidos. Nova Brasília, Mirim e Arroio registraram pontos de alagamentos severos. Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e demais secretarias estão mobilizadas, monitorando áreas de risco e prestando assistência às famílias afetadas. Ainda de acordo com a prefeitura, oito pessoas estão desabrigadas.
O que permite o decreto de situação de emergência?
A decretação de situação de emergência permite que o município adote medidas legais e operacionais especiais para lidar com os danos causados. Além disso, abre caminho para a solicitação de recursos estaduais e federais destinados às ações de resposta, socorro e reconstrução.
Outras cidades da região Sul tiveram problemas com as chuvas
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram ruas completamente alagadas, moradores ilhados e enxurradas em cidades como Jaguaruna, Imbituba e Imaruí.
Grande Florianópolis também teve estragos relacionados às chuvas
A cidade de Garopaba registrou cerca de 100 milímetros de chuva entre a manhã e o fim da tarde de ontem quinta-feira (10). O volume elevado provocou alagamentos em ruas, escolas e casas, principalmente nos bairros Encantada, Ressacada e em áreas da região Sul.
Florianópolis entrou em estado de atenção também nesta quinta-feira (10) por conta das chuvas fortes e contínuas que atingem a cidade. Em apenas 24 horas, foram registrados 109,8 milímetros de precipitação — sendo 56,5 mm em apenas três horas. Bairros como Campeche e Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição e Rio Vermelho, e Ingleses, tiveram problemas maiores.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO