Cotidiano Compartilhar
Portal Visite Joinville

Taxista com 28 anos de atuação ajuda a criar marca exclusiva para Joinville

160 pessoas participaram da criação de "uma marca pra todo mundo"

• Atualizado

Deivide Sacramento

Por Deivide Sacramento

Foto: Fundação Turística de Joinville/Reprodução/Governo do Estado
Foto: Fundação Turística de Joinville/Reprodução/Governo do Estado

A partir de quinta-feira (30), Joinville ganha uma marca para que toda a comunidade, empreendedores, sociedade civil e gestores públicos, possam utilizar sem custo em ações e projetos que destaquem atributos e potencialidades do município.

“Estou feliz em participar deste momento em que criamos uma marca exclusiva de Joinville, nossa tão amada cidade que nos acolheu. Hoje sou joinvilense de coração, cidade que escolhi para viver há 35 anos”. São com essas palavras que o taxista Arthur Goncalves Neto, que atua na profissão há 28 anos, expressa a felicidade de ser uma das 160 pessoas a participar na criação da marca da cidade, conhecida também como “UMA MARCA PRA TODO MUNDO”.

Taxista com 28 anos de atuação ajuda a criar marca exclusiva para Joinville

A marca da cidade é resultado de um projeto desenvolvido desde agosto de 2020, contou com a colaboração pessoas de várias realidades, como donas de casa, ambulantes, artistas, representantes de entidades e agentes públicos e privados. O conceito visual posiciona a cidade e ressaltar o que Joinville tem de melhor.

Marca poderá ser usada por todos que amam Joinville

A partir do lançamento, qualquer pessoa que queira desenvolver produtos, como souvenirs, por exemplo, poderá utilizar a marca, contribuindo não apenas para o desenvolvimento econômico, como também para o orgulho e consolidação da marca de Joinville.

Segundo o presidente do Joinville Região Convention & Visitors Bureau, Ozei Luiz da Silva, a marca e toda a comunicação visual desenvolvida em torno dela contribuirá para que a cidade seja comunicada dentro de uma unidade, fortalecendo e ampliando as possiblidades de divulgação e promoção da cidade de Joinville.

“Este foi um trabalho construído a várias mãos com o intuito de que refletisse os vários olhares sobre nossa cidade. Nosso desejo agora é que o cidadão, as empresas, as entidades se apropriem desta marca e de suas estratégias, para que, mais uma vez, juntos, possamos contribuir para reposicionar nossa cidade”, destaca.

Entre os materiais disponíveis para que toda a população joinvilense possa usufruir está o selo “Feito em Joinville”. Ele pode ser utilizado em materiais de divulgação, rótulos e embalagens de qualquer produto ou serviço originário da cidade. O objetivo do selo é associar a qualidade dos produtos à marca, ao mesmo tempo que valoriza os produtos locais.

Desenvolvimento da marca

Gisella Simões, sócia-diretora do Instituto de Design, Inovação e Tecnologia (IDIT) e consultora contratada para a realização do processo, explica que o conceito de place branding pode ser traduzido como “fazer a marca de um lugar acontecer”. Para isso, é preciso entender, de forma colaborativa e coparticipativa quais são os principais atributos, locações, potencialidades e narrativas do território.

“A partir desse entendimento, que é o que chamamos de Mapa de Valor, partimos para a construção do público-alvo, as personas de cada território, ou seja, com quem a gente quer conversar, com quem a gente quer se relacionar em cada território, quem eu quero atrair para o meu território”, explica.

O processo de place branding em Joinville contou com quatro etapas: construção do mapa de valor; construção do mapa do público-alvo; mapeamento das estratégias mercadológicas e de destino; e entrega do conceito visual e verbal da marca.

Um comitê de governança, composto por lideranças voluntárias, tem a missão de planejar o início das ações definidas em cerca de 55 estratégias, soluções e projetos que visam o reposicionamento do território como destino turístico, com o propósito de gerar atratividade para a cidade, seja para visitantes, investidores e para o próprio morador.

Lançamento da marca

O evento de lançamento será às 16h, no hall Ágora Hub, no Perini Business Park, e reunirá um número limitado de convidados por conta dos protocolos necessários na pandemia. A cerimônia também será transmitida ao vivo no perfil do Ágora (@agoratechpark) no Instagram.

Durante o evento, o SEBRAE/SC, o comitê gestor da marca Joinville e o prefeito da cidade, Adriano Silva, oficializarão também o portal visitejoinville. O site trará informações gerais da cidade, como pontos turísticos e serviços, além do manual da marca, para disseminar o uso.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.