Servidores de Itajaí recebem salário de um centavo após greve; entenda
A Prefeitura de Itajaí diz que os descontos foram aplicados aos servidores que não trabalharam durante o período de greve, pois o STF considerou o movimento ilegal.
• Atualizado
Servidores do município de Itajaí receberam o salário, correspondente ao mês de março, reduzido ou até mesmo zerado. Muitos profissionais da educação ficaram indignados com o desconto e se manifestaram nas redes sociais. Uma imagem que mostra o valor de R$ 0,1 no salário líquido, que seria de um servidor, repercutiu durante esta quinta-feira (31).
A Prefeitura de Itajaí se manifestou em nota, onde explica o motivo dos descontos. “(…) foram realizados os descontos aos profissionais da Educação que entraram em greve entre os dias 7 e 18 de março. O movimento foi considerado ilegal pela Justiça (…)”, afirmou a prefeitura. Os profissionais não receberam pelos dias faltados durante a greve.
A administração do município também ressalta em nota que a decisão do desconto ocorreu após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o reajuste de 9,32%, aplicado aos salários de servidores, e de que o movimento grevista era ilegal. O município diz que deve repor o reajuste assim que houver decisão definitiva sobre o caso.
Manifestação
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí (SINDFOZ) fez uma manifestação nesta quinta-feira (31), na prefeitura do município, contra a suspensão do reajuste e desconto nos salários.
A reportagem entrou em contato com o sindicato, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta.
Confira o texto publicado pelo sindicato nas redes sociais:
Assim acordaram os servidores públicos municipais de Itajaí nesta quinta-feira, sem comida na mesa depois que a Prefeitura de Itajaí retirou 9,32% do salário de toda a categoria, além de descontar os dias de greve dos servidores do Magistério, deixando várias famílias sem dinheiro até para o alimento neste mês. Neste momento, os servidores fazem um ato dentro do paço municipal. Não vão nos calar! Na luta reverteremos esse desconto!
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Confira a nota completa da Prefeitura de Itajaí:
Nota de esclarecimento
O Município de Itajaí esclarece que na folha de pagamento referente ao mês de março deste ano suspendeu o reajuste de 9,32% aplicado aos salários dos servidores públicos municipais por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O Município já se comprometeu em repor esse percentual assim que houver uma decisão definitiva sobre o caso.
A Administração Municipal esclarece ainda que nesta folha de pagamento também foram realizados os descontos aos profissionais da Educação que entraram em greve entre os dias 7 e 18 de março. O movimento foi considerado ilegal pela Justiça e o Município fez o desconto de faltas durante o período de suspensão do trabalho. Somente os servidores que aderiram à paralisação tiveram os dias descontados, conforme autorizado em decisão judicial.
O Município de Itajaí lamenta a decisão dos servidores pela greve, que traz inúmeros prejuízos à sociedade, principalmente aos estudantes da Rede Municipal, mas entende que o desconto deve ser feito devido ao contexto em que o movimento ocorreu e em respeito aos servidores que trabalharam neste período.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO