Cotidiano Compartilhar
Partiu praia

Veja quais as praias de SC estão próprias para banho

Florianópolis está com mais de 70% dos pontos próprios para banho

• Atualizado

Redação

Por Redação

 Foto Cristiano Estrela / Arquivo Secom
Foto Cristiano Estrela / Arquivo Secom

Dos 237 pontos analisados pelo Programa de Monitoramento do Instituto do Meio Ambiente (IMA), 157 estão próprios para banho, o que representa 66,24% dos pontos. O relatório 16 foi divulgado nesta sexta-feira (10) pelo instituto.

Segundo o IMA, com relação ao relatório anterior, 18 pontos que estavam próprios para banho, passaram para a situação de impróprios. Outros nove pontos passaram da condição de impróprio para próprios. (veja no relatório abaixo).

No relatório anterior, divulgado em três de março, o Estado tinha mais pontos analisados próprios para banho. Os dados mostravam que dos 237 pontos analisados, 167 estavam próprios para banho, o que representava 70,46% dos pontos. No relatório anterior, eram 10 pontos a mais próprios.

Florianópolis está com 71,26% pontos próprios para banho

O relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) mostra que a Capital está com sete, de cada dez pontos em praias próprios para banho.

Segundo o órgão, dos 87 pontos analisados, 62 estão adequados para banho, o que representa 71,26%.

Metodologia da análise das praias

O IMA explica que as amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Conforme a Resolução Conama, o ponto é considerado “próprio” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

O ponto é considerado “impróprio” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros

O Programa de Monitoramento do IMA contempla 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Veja a situação das praias por município

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.