Cotidiano Compartilhar
SUBIU A POSIÇÃO

São Francisco ocupa 7° lugar entre os portos públicos do país

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o terminal do Norte catarinense subiu duas posições em relação ao ano anterior, quando ocupava a 9ª colocação

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação / Porto de SFS
Foto: Divulgação / Porto de SFS

O Porto de São Francisco do Sul conquistou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o terminal do Norte catarinense subiu duas posições em relação ao ano anterior, quando ocupava a 9ª colocação.

O avanço foi consequência da movimentação histórica de 2023, quando São Francisco embarcou e desembarcou 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% quando comparado com 2022. Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu (33%) e entre todos os 32 terminais públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.

Maior porto de Santa Catarina

Em novembro, a Antaq já tinha divulgado que São Francisco do Sul tinha assumido a liderança na movimentação de cargas entre os portos de Santa Catarina, ultrapassando os terminais portuários privados Portonave e Itapoá, tornando-se o maior do Estado.

No ano passado, São Francisco também liderou no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: incremento de 33%. Na sequência, seguem Portonave (+23%) e Itapoá (+20%).

SC lidera entre os estados do Sul

A soma da movimentação de carga dos seis portos catarinenses em 2023 alcançou 61,7 milhões de toneladas, aumento de 11,4% com relação a 2022. O número mostra que Santa Catarina foi o que mais cresceu entre os estados da Região Sul do país, superando o Paraná (+11%) e Rio Grande do Sul (+10%).

Os dados da Antaq também mostram que o crescimento catarinense foi 66% maior que a evolução portuária nacional (6,8%).

“Em 2023, o nosso Porto foi o que teve o maior crescimento de movimentação entre todos os portos públicos dos três estados do Sul e o segundo maior crescimento entre todos os portos públicos do Brasil”, explica o presidente do Porto, enfatizando que o resultado mostra a força e as potencialidades do maior porto de Santa Catarina.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×