Saiba como está as situação das pontes de Florianópolis
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) divulgou, nesta quinta-feira (20), o relatório de rotina sobre a situação das pontes da Capital
• Atualizado
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) divulgou, nesta quinta-feira (20), o relatório de rotina sobre a situação das pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, que ligam o continente e a Ilha de Florianópolis.
A empresa que assina o documento, Nova Engevix Engenharia & Projetos S/A, pontua seis itens. O primeiro é referente a inspeção divulgada recentemente pelos meios de comunicação. Segundo a empresa, o relatório divulgado é de dezembro de 2022, o que não condiz com a realidade já que a inspeção e o relatório são rotineiros.
No segundo item, os engenheiros afirmam que não existe risco iminente de um sinistro mais grave em qualquer uma das pontes que ligam o Continente à Ilha de Santa Catarina. De acordo com o terceiro ponto do relatório, entre 2019 e 2020, seis dos 18 blocos – os que estavam em situação um pouco mais delicada à época -, que compõem as duas estruturas, foram reforçados com tirantes internos.
Leia Mais
Em quarto lugar, afirmam que as barras de aço rompidas que aparecem nas imagens divulgadas não têm mais função estrutural para as pontes, considerando-se que os tirantes internos executados recentemente substituíram essas armaduras.
Em penúltimo, o relatório afirma que a “SIE está avançando em processos internos para duas contratações referentes às Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo: uma, mais complexa, para revitalização total das estruturas e não apenas para intervenções pontuais e paliativas. Na outra frente, os técnicos da Secretaria trabalham para contratação de empresa para retirada das placas da passarela da Ponte Colombo Salles, processo que conta com a parceria da Casan. A Adutora que abastece com água potável a Ilha de Santa Catarina está atrelada à Passarel”.
E para encerrar o secretário Jerry Comper está em contato com o promotor de Justiça, Daniel Palladino, do MPSC, para prestar os esclarecimentos necessários. Os objetivos são comuns: dar segurança à população mediante um trabalho de revitalização total das duas pontes.
Acordo entre MPSC e Secretaria de Estado da Infraestrutura
Na última semana, com objetivo de fixar prazo para a reforma estrutural das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles e restabelecer a segurança e evitar furtos de fios elétricos nas três pontes ligam a Ilha de Santa Catarina ao continente, em Florianópolis, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) propôs um acordo à Secretaria de Estado da Infraestrutura.
De acordo com o Promotor de Justiça Daniel Paladino, a proposta é que o Estado se comprometa a, em 180 dias, executar obras de reforço e revitalização, com tratamento localizado das armaduras expostas e recuperação dos blocos de fundação das pontes.
O acordo proposto também especifica prazo de 30 dias para a remoção de todas as placas de piso das passarelas que se encontrem em situação de risco potencial de desprendimento, alertando a Capitania dos Portos sobre os riscos para a navegação enquanto perdurarem os trabalhos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO