Cotidiano Compartilhar
Falha humana

Relatório da Alesc aponta causas e responsáveis por rompimento do reservatório da Casan

Relatório responsabilizou os fiscais da companhia e o engenheiro responsável pela construção

• Atualizado

Redação

Por Redação

Relatório da Alesc apontou causas e responsáveis por rompimento do reservatório da Casan. – Foto: SCC10
Relatório da Alesc apontou causas e responsáveis por rompimento do reservatório da Casan. – Foto: SCC10

A comissão mista da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), encarregada de investigar o caso do rompimento do reservatório da Casan no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, apontou que fato ocorreu por falha humana: “rompeu pela incapacidade da parede estrutural em transferir aos pilares adjacentes, os esforços exercidos pela massa de água que havia em seu interior”.

Conforme o documento, foram encontradas falhas no contrato de construção do reservatório, no que se refere a contratação, execução e fiscalização da obra. Além disso, responsabiliza o engenheiro responsável pela construção e os fiscais da companhia. O rompimento do reservatório ocorreu no dia 6 de setembro de 2023.

“O conjunto de provas reunidas indica que a responsabilidade por tais irregularidades recaem sobre o engenheiro responsável pela execução da obra. Não podemos esquecer, no entanto, que aos fiscais da Casan cabia a atribuição técnica de identificar que a estrutura executada não estava de acordo com a estrutura projetada, sendo que a alteração era de fácil percepção, o que teria impedido, provavelmente, a ocorrência do colapso.”

A comissão da Alesc é composta pelos deputados Ivan Naatz (PL), Marquito (Psol), Mário Motta (PSD), Maurício Peixer (PL) e Antídio Lunelli (MDB). O relatório foi aprovado por unanimidade na manhã de terça-feira (19).

Agora, a comissão encaminhou ao Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Contas, Controladoria-Geral do Estado, Agência de Regulação de Serviços Públicos de SC e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia para que as medidas sejam tomadas.

O Portal SCC10 entrou em contato com a Casan, que informou que teve acesso ao relatório na terça-feira (19), irá analisar e somente depois se manifestará sobre o caso.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.