Cotidiano Compartilhar
Protesto

Pintura de Van Gogh é vandalizada com sopa de legumes por ativistas

Ministro da Cultura italiano criticou o gesto

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Obra de 1888 não foi danificada | Reprodução/Twitter
Obra de 1888 não foi danificada | Reprodução/Twitter

Um grupo de quatro ativistas ambientais jogou sopa de legumes na pintura O Semeador (1888), de Vincent van Gogh, nesta sexta-feira (4). A obra se encontra em uma exposição — dedicada ao pintor — no Palazzo Bonaparte, em Roma, emprestada do Museu Kröller-Müller, dos Países Baixos.

As ativistas fazem parte da ONG Ultima Generazione, que justificou a ação delas, pela Twitter, dizendo ter sido para chamar a atenção à crise climática em curso no planeta. “Hoje, sopa de legumes no ‘Semeador’ de Van Gogh. Agimos por amor à vida, portanto, por amor à arte! Em um futuro em que lutaremos para encontrar comida para todos, como podemos pensar que a arte ainda será protegida?’, escreveu a ONG na rede social.

O ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano, criticou as ativistas: “Atacar a arte é um ato ignóbil que deve ser fortemente condenado. A cultura, que é a base da nossa identidade, deve ser defendida e protegida, certamente não usada como megafone para outras formas de protesto”. Segundo a Iole Siena, presidente da Arthemisia — empresa responsável pela realização da exposição –, a pintura não foi danificada.

Ainda de acordo com ela, a Arthemisia sabiam que ativistas iriam à exposição para chamar a atenção e se preparou. “As medidas de segurança adotadas fizeram com que o impacto fosse quase imperceptível, pois não foi possível trazer bolsas, mochilas ou outros itens volumosos. A obra não sofreu nenhum dano, e isso é o que importa. “Dito isto, creio que o gesto mediático – porque é disso que se trata – deve ser definitivamente condenado, uma ação estúpida feita por pessoas estúpidas. O que atinge exatamente o efeito oposto ao pretendido, pois identificar ambientalistas com mon vândalos beneficia sua causa, muito pelo contrário. Não é fazendo ações horríveis que se cria consenso sobre questões importantes, e certamente não é destruindo a arte que salvará o planeta”, pontuou.

No mês passado, ativistas jogaram bolo em estátua de cera do rei Charles III em museu, e outros jogaram sopa de tomate na obra Girassóis, de Van Gogh, em uma galeria de Londres. Além disso, houve um caso no qual um homem colou a própria cabeça num quadro nos Países Baixos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.