Papa Francisco recebe alta e faz primeira aparição pública; veja
Após quase 40 dias internado, pontífice deixou o Hospital Gemelli
• Atualizado

Após quase 40 dias internado, o Papa Francisco deixou o Hospital Gemelli, em Roma, neste domingo (23). Ele seguirá em repouso e recuperação domiciliar, após enfrentar uma pneumonia severa e infecção polimicrobiana. Antes da alta, fez a primeira aparição pública, acenando e agradecendo aos fiéis.
Leia Mais
Internação e estado de saúde do Papa Francisco
O pontífice foi hospitalizado em 14 de fevereiro, após crises respiratórias preocupantes. Segundo o Dr. Sergio Alfieri, Francisco chegou a correr risco de vida, mas apresentou melhora nas últimas semanas. Apesar da recuperação, ele ainda precisará de dois meses de repouso, evitando grandes esforços.
“Se ele pode ser liberado, é porque as infecções mais graves foram resolvidas. Há algumas bactérias ainda presentes, mas a carga viral foi reduzida”, explicou o médico.
Aparição e bênção aos fiéis
Pouco antes de sair do hospital, o pontífice apareceu em uma varanda do Gemelli para saudar os fiéis e fez o sinal da cruz. Essa foi a primeira aparição pública desde 9 de fevereiro, período em que esteve ausente até mesmo do Angelus, a tradicional oração dominical.
“O Papa planeja cumprimentar e dar uma bênção do hospital, como tem feito nas últimas semanas”, informou a Santa Sé.
Assista ao momento em que Papa faz aparição
Recuperação e futuro
O Vaticano confirmou que a saúde do Papa está estável, mas sem previsão para retomada total das atividades. A participação nas celebrações da Páscoa ainda é incerta, pois os médicos recomendam descanso absoluto e pouco contato com grandes grupos.

*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO