ONS deve apresentar relatório detalhado sobre apagão em até 48 horas
Ao todo, 29 milhões de brasileiros foram afetados pelo apagão, que atingiu 25 estados e o Distrito Federal
• Atualizado
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Operador Nacional do Sistema (ONS) irá apresentar um relatório detalhado sobre o apagão de terça-feira (15) em até 48 horas. Segundo ele, acredita-se que a falta de energia ocorreu por dois problemas simultâneos, que estão relacionados à sobrecarga no sistema de transmissão do Ceará.
“Houve a sobrecarga, que fez com que o sistema entrasse em colapso. Não há outro evento ainda apontado pelo ONS, mas como disse, em consequência da robustez do sistema, leva-se a presumir que nós tivemos um segundo evento que causou um evento dessa magnitude”, disse Silveira.
Ao todo, 29 milhões de brasileiros foram afetados pelo apagão, que atingiu 25 estados e o Distrito Federal. As regiões mais afetadas foram Norte e Nordeste, que sofreram queda de 83,8% e 44,4%, respectivamente, na carga do subsistema em 10 minutos após o apagão. Os sistemas começaram a recuperar a energia cerca de duas horas depois.
Leia Mais
Para auxiliar nas investigações, Silveira pediu que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Investigação (Abin) apurem se o problema foi técnico ou se houve ação humana. Isso porque, apesar de acreditar que o problema tenha sido interno, o ministro afirmou não descartar a hipótese de uma ação criminosa na linha de transmissão de energia.
“A única motivação que nos leva a poder pedir que o Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, também participe da apuração do ocorrido, a única e exclusiva motivação é a sensibilidade do setor elétrico. É a nossa clareza de que, com esse setor, nós não podemos transigir na segurança, ou seja, não há, por parte nossa, nenhum apontamento leviano de responsabilidade”, disse o ministro.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO