Cotidiano Compartilhar
Impressionante

Nasa divulga imagens de nuvem “misteriosa” sobre a Terra; entenda

As imagens foram feitas por um modelo que usa base de dados de diferentes satélites e supercomputadores

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: NASA’s Scientific Visualization Studio
Foto: NASA’s Scientific Visualization Studio

A Nasa divulgou imagens que mostram uma misteriosa nuvem de C02, mais conhecido como dióxido de carbono, que se move sobre a Terra. As cenas foram capturadas na atmosfera entre janeiro e março de 2020 e revelam a névoa escura, que é impulsionada pelos padrões de vento e pela circulação atmosférica.

Conforme o portal UOL, as imagens foram feitas por um modelo que usa base de dados de diferentes satélites e supercomputadores. Nas cenas é possível observar que países como a China, Estados Unidos e Sul da Ásia tem como principais fontes de CO2 as usinas de energia, indústrias e veículos.

Foto: NASA’s Scientific Visualization Studio

Já África e América do Sul tem fontes de C02 causadas por incêndios. O mapa parece estar pulsando – e segundo a Nasa, o efeito ocorre, pois, primeiro os incêndios têm um ciclo claro de dia e noite. Isso porque eles se inflamam durante o dia e morrem à noite.

O outro motivo é que vemos a absorção e liberação de CO2 conforme as árvores e plantas fazem a fotossíntese. Além disso, como explicam os cientístas, a terra e os oceanos absorvem cerca de 50% do CO2, se tornando sumidouros naturais do carbono.

Já as plantas absorvem o C02 de dia para fazer a fotossíntese e produzem oxigência como subproduto. Elas respiram continuamente, consumindo oxigênio e liberando dióxido de carbono tanto de dia quanto de noite.

Como os dados foram coletados durante o verão do hemisfério sul, pode-se observar mais pulsação nos trópicos e na América do Sul, onde era a estação de crescimento ativa. Ainda de acordo com o UOL, o mapa divulgado foi desenvolvido pelo Scientific Visualization Studio da Nasa, que usa o modelo GEOS (Goddard Earth Observing System).

O GEOS é um modelo meteorológico de alta resolução que é alimentado por supercomputadores. Além disso, ele simula eventos atmosféricos como sistemas de tempestades, formações de nuvens e outros fenômenos naturais.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.