Cotidiano Compartilhar
Turismo

Museu da Baleia de Imbituba celebra 1 ano de reinauguração

O Museu fica aberto de terça à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. E também aos sábados, das 9h às 17 horas.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto divulgação Prefeitura de Imbituba
Foto divulgação Prefeitura de Imbituba

Neste dia 28 de fevereiro, faz um ano que o Museu da Baleia de Imbituba “Barracão Manoel Rosa” foi reinaugurado. O Museu, localizado no bairro Vila Alvorada (Aguada) estava há seis anos fechado, e após uma reforma estrutural foi reaberto recebendo muitos visitantes e eventos desde então.

O Museu registrou 7.295 visitantes desde a reabertura chegando a receber 231 visitantes em apenas um dia na temporada de verão. O processo de recuperação foi desenvolvido pela Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (SEDETUR), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDETUR), e da Superintendência Municipal de Cultura.

Cerca de R$ 600 mil reais foram investidos, metade pelo município e outra pelo Governo do Estado. Recebeu intervenções na estrutura e nas partes elétrica e hidráulica. O prédio conta com artefatos utilizados na pesca da Baleia, bem como ossos dos mamíferos. Foi montado até mesmo um esqueleto de uma Jubarte pelo osteologista Samuel Petri e sua equipe.

A Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza estagiários de Biologia que são guias nas visitações explicando sobre as baleias e sobre a pesca do mamífero que acontecia em Imbituba e região. O Museu está localizado em um antigo barracão que era utilizado para a extração do óleo das baleias. Tanto é que recebeu o nome de “Manoel Rosa”, um dos últimos baleeiros de Imbituba e promotor ativo da conservação da espécie.

Prefeitura Municipal de Imbituba

Durante o ano foram realizadas diversas atividades no local como a exibição de Curtas-metragens, apresentações de teatro e Boi-de-Mamão. Exposição de artesanatos, palestras de educação ambiental. Doação de mudas de árvores, oficinas educativas do Projeto Caminho Marinho. Exposição de animais empalhados da Mata Atlântica e no Museu também foi realizado o Programa Protetor Ambiental (PROA), realizado pela Polícia Militar Ambiental.

O Museu fica aberto de terça à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. E também aos sábados, das 9h às 17 horas. Para agendar uma visita com mais pessoas basta entrar em contato pelo telefone (48) 9 9650-0094.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.