Cotidiano
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Cotidiano Compartilhar
Trabalho na pandemia

Mulheres são as mais afetadas profissionalmente durante a pandemia

Mulheres que estão desempenhando tarefas de cuidados, sentiram a demanda com os dependentes aumentar durante a pandemia

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Mulheres são as mais afetadas profissionalmente durante a pandemia
Foto: Freepik


Que a pandemia vai deixar suas marcas por um bom tempo a gente sabe. Além das questões de saúde e sanitárias, esse período ficará marcado como aquele em que muitas mães e pais tiveram dificuldades em conciliar os cuidados com os filhos e o trabalho. O resultado dessa sobrecarga? Em muitos casos, demissão, além do aumento da desigualdade entre homens e mulheres.


Os dados comprovam claramente que as mulheres foram as mais afetadas. No segundo trimestre de 2020 o desemprego medido pela pesquisa Pnad Contínua do IBGE foi de 12% entre homens e 14% entre mulheres. A mesma pesquisa mostrou que em junho, 7 milhões de mulheres deixaram o mercado de trabalho na última quinzena de março, contra 5 milhões de homens.


Outra pesquisa feita pela Sempre Viva Organização Feminista (SOF) mostrou que mais de 70% das mulheres que estão desempenhando tarefas de cuidados, sentiram a demanda com os dependentes aumentar durante a pandemia. Outro dado levantado mostra que 41% das mulheres que seguiram trabalho durante a pandemia com o mesmo salário afirmaram trabalhar mais na quarentena. A maior parcela delas é branca, urbana, concluiu o nível superior e está na faixa dos 30 anos. Ainda conforme a pesquisa 40% das mulheres afirmaram que a pandemia e a situação de isolamento social colocaram a sustentação da casa em risco.


A socióloga e professora do departamento de sociologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Thaís de Souza Lapa, analisa como a pandemia pode trazer retrocessos a luta das mulheres por igualdade. Acompanhe no vídeo a seguir.

*Informações de Greici Siezemel*

https://www.youtube.com/watch?v=fqKePs7daTM

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais