Cotidiano Compartilhar
MAIS UM CAPÍTULO

MP pede explicações à Blumenau sobre Festival Brasileiro da Cerveja após denúncia

Ablutec teria apontado irregularidades na escolha da Escola Superior de Cerveja e Malte como organizadora

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A novela entre a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) e a Prefeitura de Blumenau envolvendo o Festival Brasileiro da Cerveja ganhou mais um capítulo. Isso porque, uma denúncia levou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) a questionar o município sobre a escolha da Escola Superior de Cerveja e Malte como organizadora do evento em 2025.

MP pede explicações a Blumenau sobre Festival Brasileiro da Cerveja

A Prefeitura de Blumenau foi notificada e terá que explicar a 14ª Promotoria de Justiça como ocorreu a contratação direta. O município terá que enviar links do portal da transparência comprovando que não houve irregularidades no processo.

A denúncia ao MPSC, foi protocolada pela Ablutec, que recentemente perdeu o direito de usar as marcas Festival e Concurso Brasileiro de Cervejas, sob multa diária de R$ 5 mil.

O que diz a Prefeitura de Blumenau:

Em nota, a Prefeitura de Blumenau confirmou que foi notificada pelo Ministério Público sobre a contratação da gestão e realização do Festival Brasileiro da Cerveja e do Concurso Brasileiro da Cerveja.

Trata-se de representação feita pela própria Ablutec, entidade que, por meio de seus dirigentes, continua insistindo em levar o evento blumenauense para a cidade de Balneário Camboriú.

Como procedimento padrão, diante da representação apresentada, o MP instaurou notícia de fato solicitando esclarecimentos à Prefeitura, sendo que no prazo estabelecido será encaminhada toda a documentação solicitada.

A Administração Municipal confirma que todo o processo administrativo de contratação da Escola Superior de Cerveja e Malte ocorreu com lisura e dentro dos parâmetros que exige a Lei Nacional de Licitações.

Vale ressaltar também que, nesta semana, a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) e a Federação Brasileira de Acervas (Acerva), duas das entidades mais importantes do setor cervejeiro, expuseram apoio ao Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau.

Lembramos também que recentemente o município de Blumenau obteve decisão judicial impedindo que a Ablutec use as marcas “Festival Brasileiro da Cerveja” e “Concurso Brasileiro de Cervejas”.

A denúncia encaminhada pela Ablutec demonstra mais uma tentativa da entidade em tentar manchar a imagem e credibilidade da organização do evento, do turismo e da cidade de Blumenau.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.