Morre, aos 116 anos, Tomiko Itooka, a pessoa mais velha do mundo
Com a morte da japonesa, o título de mais longeva do planeta passa para a brasileira Inah Canabarro Lucas
• Atualizado
A japonesa Tomiko Itooka, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records em agosto de 2024, faleceu no último dia 29 de dezembro, aos 116 anos. A notícia foi confirmada neste sábado (4) pela LongeviQuest, instituição global dedicada ao estudo da longevidade humana. As informações são do SBT News.
Tomiko nasceu em 23 de maio de 1908, na cidade de Osaka, Japão. Durante sua vida, enfrentou desafios históricos, como a Segunda Guerra Mundial, quando assumiu a administração de uma fábrica têxtil no lugar de seu marido, enquanto cuidava dos filhos. Após enviuvar em 1979, dedicou-se a caminhadas, chegando a escalar montanhas como o Monte Ontake, de 3 mil metros de altura, e a realizar a tradicional Peregrinação Saigoku Kannon.
A longevidade de Tomiko foi atribuída, segundo a família, a um estilo de vida ativo e saudável. Ela viveu com suas filhas até os 111 anos, quando passou a morar em uma casa de repouso na província de Hyōgo.
Com a morte da japonesa, o título de pessoa viva mais longeva do mundo passa para a brasileira Inah Canabarro Lucas, também com 116 anos. Itooka encerra sua vida como a 19ª pessoa mais longeva da história registrada.
“Ela foi uma mulher de força e determinação, cuja vida exemplifica o poder da resiliência e da fé”, destacou a LongeviQuest.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO