Missão Artemis I: Nasa lança novo foguete à Lua
Teste de voo não tripulado deve confirmar se foguete é seguro para enviar tripulação à órbita lunar
• Atualizado
A Nasa lançou, na madrugada desta quarta-feira (16), uma nova missão à Lua. Denominado SLS, o foguete, que já havia falhado em duas tentativas anteriores devido a problemas técnicos e ao mau tempo, decolou às 3h48 (horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Denominada Artemis I, a missão, que terá duração de quatro a seis semanas, será um teste de voo não tripulado para confirmar se o foguete é seguro para enviar uma futura tripulação à Lua. Estima-se que a nave viaje 280 mil milhas da Terra, carregando cerca de 2,7 milhões de litros de oxigênio líquido e hidrogênio.
“Esta é uma missão que realmente fará o que não foi feito e aprenderá o que não é conhecido”, diz Mike Sarafin, gerente da missão Artemis I. Ele explica que o foguete permanecerá em órbita por aproximadamente seis dias para coletar dados e permitir que os controladores da missão avaliem o desempenho da espaçonave.
Caso o teste seja executado com sucesso, o foguete deverá levar, em uma segunda missão, uma tripulação para estudar a órbita lunar e a exploração humana no espaço. “Colaboraremos com parceiros comerciais e internacionais e estabeleceremos a primeira presença de longo prazo na Lua. Então, usaremos o que aprendemos na Lua e ao redor dela para dar o próximo salto gigante: enviar os primeiros astronautas a Marte”, disse a Nasa.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO