VÍDEO: dois dias após acidente, espuma de ácido permanece na Serra Dona Francisca
Há cerca de 70 tonéis de ácido sulfônico no barranco abaixo dos rios
• Atualizado
Após dois dias do acidente envolvendo um caminhão, a espuma do ácido sulfônico permanece na Serra Dona Francisca. O caminhão colidiu no barranco da curva do Mirante, próximo ao Km 14 da SC-418, ocasionado o derramamento de ácido sulfônico sobre a pista na manhã de segunda-feira (29).
Segundo o Governo de Santa Catarina, o produto químico que vazou, 90% é um tensoativo aniônico amplamente aplicado para fabricação de detergentes líquidos, pós e pastosos, desengraxantes, multiuso, limpa alumínio e limpadores em geral.
Veja o vídeo:
Leia Mais
A repórter Jade Olímpio do SCC-SBT de Joinville entrevistou o coordenador regional de Defesa Civil da região Norte e Nordeste de Santa Catarina, Edival Pereira, que explicou detalhes do caso. Segundo o coordenador, uma estratégia está sendo elaborada para que as equipes possam trabalhar na retirada dos tonéis, visto que há cerca de 70 tonéis de ácido sulfônico no barranco abaixo dos rios.
O Governo do Estado mobilizou as equipes da Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Instituto do Meio Ambiente e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil que montaram uma força-tarefa.
O Instituto do Meio Ambiente tomou providências para monitorar a fauna e flora do local: a atuação do IMA é avaliar extensão do dano, juntamente com a Polícia Militar Ambiental, levantando todo o panorama do dano ambiental causado na região.
Trânsito na Serra Dona Francisca
A Serra Dona Francisca segue pacialmente interditada. A pista está sob o sistema “Siga e Pare” no Km 15,850, a fim de liberar o trânsito parcial dos veículos, até a desbloqueio total da rodovia.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO