Veja imagens da superlua azul em SC; entenda como funciona o fenômeno
Um dos fenômenos ocorre quando a lua está mais no ponto mais próximo da Terra
• Atualizado
O segundo fenômeno superlua de agosto está iluminando o céu nesta quarta-feira (30). A superlua vai atingir o seu ápice por volta das 22h35, horário de Brasília. O céu de Santa Catarina está chamando atenção por conta da beleza.
Imagens mostram como a superlua ficou linda em São Joaquim, na Serra Catarinense. Em Florianópolis, a superlua também está totalmente visível.
Veja as fotos da superlua em São Joaquim
Veja as fotos da superlua em Florianopolis
Toda segunda lua cheia que ocorre no mesmo mês é chamada de lua azul, logo, o fenômeno é chamado de superlua azul.
“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que outras luas. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, basta que o tempo esteja favorável”, afirma Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, unidade de pesquisa do governo federal.
No início do mês, na noite de terça-feira (1º), houve a primeira superlua de agosto, nome popular da lua cheia ou nova que ocorre quando ela está no ponto mais próximo (ou a no máximo 90% dele) da Terra.
No início do mês a lua estava a 357.530 quilômetros de distância da Terra. Já nesta terça-feira (30), a distância será ainda menor: 357.344 quilômetros. Quando a lua está cheia e no perigeu, surge 7% maior (por sua proximidade da Terra) e 15% mais brilhante (porque reflete mais luz do sol para a Terra) do que uma lua cheia normal.
Leia Mais
Como funciona a superlua?
Para entender esses fenômenos é preciso conhecer a movimentação que a lua faz. Esse satélite natural dá uma volta inteira na Terra a cada 27,3 dias, segundo a Nasa. Ao longo desse período se sucedem as fases, cada uma com aproximadamente sete dias: nova, crescente, cheia e minguante. Como a volta inteira dura menos de um mês, é natural que alguma fase da lua se repita no mês.
A trajetória percorrida pela lua ao dar a volta na Terra não é um círculo exato, mas uma elipse – espécie de círculo achatado. Por isso, a distância entre a lua e a Terra varia ao longo do trajeto, e varia também a cada volta dada.
O ponto mais próximo que a lua chega da Terra em cada volta é chamado perigeu. Em média, nesse momento a lua fica a 362 mil quilômetros do planeta. Já o ponto mais distante que a lua fica da Terra, a cada volta, é chamado apogeu. Em média, nesse momento o satélite natural está a 405 mil quilômetros da Terra.
O nome “superlua” foi criado em 1979 pelo astrólogo norte-americano Richard Nolle para designar uma lua nova ou cheia que ocorre quando a lua chega à sua maior proximidade da Terra ou está próxima (pelo menos 90%) desse ponto.
- Imagens mostram estragos da colisão entre carro e caminhão na BR-116
- Colisão entre carro e caminhão resulta em três mortos na BR-116
- Câmara de Lages homenageia Grupo SCC pelos 85 anos de contribuição
- PF indicia padre por envolvimento em tentativa de golpe contra Lula
- Em reviravolta, TRF-4 tira Curi da disputa na OAB
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO