Cotidiano
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Cotidiano Compartilhar
Monitoramento

Santa Catarina é incluída em projeto que acompanha situação de seca no Brasil

O mapa monitor mostrou que os valores climatológicos de precipitação totais por mês ficaram acima de 150 mm, exceto no extremo sul e na serra

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Santa Catarina é incluída em projeto que acompanha situação de seca no Brasil
Lagoa do Peri, em Florianópolis. Foto: Divulgação/Casan

Santa Catarina foi incluída no mapa do Monitor de Secas, que acompanha mensalmente a situação de seca no Brasil e traz informações e comparativos sobre a evolução de curto e longo prazo. No Estado, o projeto é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Epagri/Ciram, tendo a coordenação da Agência Nacional de Águas (ANA).

Santa Catarina apresenta um volume de chuvas que varia de normal a ligeiramente abaixo da média, de acordo com o documento atualizado recentemente, referente ao mês de agosto. No centro-oeste catarinense, o cenário é de seca moderada com impactos de longo prazo e, no leste, seca grave com impactos de curto e longo prazo.

O mapa monitor apresentou ainda que os valores climatológicos de precipitação totais por mês, em Santa Catarina, ficaram acima de 150 mm, exceto no extremo sul e na serra catarinense. As anomalias negativas mais expressivas foram registradas no sul do estado catarinense.

No Brasil, o monitoramento está presente em cinco regiões e conta com 19 Unidades da Federação participantes. Outras informações podem ser acessados pelo site monitordesecas.ana.gov.br ou pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS.

O projeto entrou em operação no Brasil em julho de 2014, baseado no modelo de acompanhamento de secas dos Estados Unidos e do México. A metodologia utilizada no processo faz com que o mapa do Monitor indique uma seca relativa, ou seja, as categorias de seca em uma determinada área são estabelecidas em relação ao próprio histórico da região, calculadas a partir de dados hidrometeorológicos.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais