Meio Ambiente Compartilhar
Lançamento

IMA e Editora Expressão lançam revista sobre as melhores práticas ambientais de Santa Catarina

Nesta edição, a publicação reúne os 12 projetos vencedores e duas iniciativas contempladas com Menção Honrosa do Prêmio Fritz Müller de 2023

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (22), durante a solenidade de entrega do 24º Prêmio Fritz Müller, que reconhece as empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no estado, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) e a Editora Expressão lançam o Anuário Ambiental Fritz Müller, revista que apresenta iniciativas que fazem a diferença na preservação ambiental.

Nesta edição, a publicação reúne os 12 projetos vencedores e duas iniciativas contempladas com Menção Honrosa do Prêmio Fritz Müller de 2023, mostrando em detalhes o que cada organização está implementando e como vem mudando hábitos e resultados em prol do meio ambiente. Na prática, cada ação evidencia ainda que, além de beneficiar a natureza, os projetos transformam vidas, muitas vezes, gerando impacto cultural, social e econômico.

SCPar Porto de Imbituba (2) - IMA e Editora Expressão lançam revista sobre as melhores práticas ambientais de Santa Catarina
Foto: Divulgação

É o caso, por exemplo, do “Projeto Costa Butiá”, realizado pela SCPAR Porto de Imbituba, criado em 2018 para incentivar o uso sustentável da palmeira do butiá (Butia catarinensis), espécie ameaçada e endêmica do litoral sul de Santa Catarina, por meio da recuperação da sabedoria tradicional do modo de fazer artesanato com a folha do butiazeiro.

Desde então, foram realizados mais de 85 oficinas e cursos para cerca de quatro mil pessoas no Brasil, Argentina e Uruguai, o que resultou na retomada da produção e comercialização do tradicional chapéu, além da criação de novos 40 produtos como bolsas e tapetes feitos a partir da folha do butiá. De 2019 a 2023, o lucro com as vendas das peças totalizou mais de R$ 42 mil.

Além de destacar os projetos premiados pela 24ª edição do Prêmio Fritz Müller, a revista traz ainda um pouco da trajetória do IMA, o órgão ambiental de Santa Catarina, e mensagens do governador do Estado, Jorginho Mello, e da presidente do IMA-SC, Sheila Meirelles.

Desde a criação do Prêmio, a Editora Expressão é a responsável pela produção do Anuário que eterniza os projetos vencedores de cada ano. “A Expressão tem a marca da sustentabilidade em seu DNA. Desta forma, a parceira com o IMA é uma grande honra, pois reúne nossa expertise, que é a perpetuação de boas histórias, com um dos princípios que sempre nos diferenciou: a divulgação e reconhecimento de boas práticas em prol do meio ambiente”, enfatiza o presidente da Editora, Rodrigo Coutinho.

Prêmio Fritz Müller

Concedido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Prêmio Fritz Müller é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. É voltado para empresas públicas e privadas, cooperativas, ONGs, institutos e organizações com ações socioambientais desenvolvidas em todas as regiões do estado.

O nome do prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Louvado em todo o mundo como um distinguido cientista, reconhecido como o primeiro a assumir e comprovar em campo as formulações teóricas de Charles Darwin, Fritz Müller deixou um legado científico e ambiental incontestável.

A 24ª edição do Prêmio Fritz Müller bateu recorde de inscrições com 125 projetos participantes. O recorde anterior foi registrado em 2018, com 124 cases inscritos à época. “Estamos muito felizes por alcançar número recorde de inscritos, e mais ainda, por constatar, através das inscrições, que temos em Santa Catarina, empresas e instituições focadas e comprometidas com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, comemora a presidente do IMA, Sheila Meirelles

Os vencedores deste ano por categoria são:

  • Agricultura Sustentável – ESCOLA KRUGER
  • Conservação de Insumos de Produção (Água) – BRF
  • Conservação de Insumos de Produção (Energia)- GRUPO ND
  • Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre – KLABIN
  • Controle de Poluição – AURORA
  • Educação Ambiental – INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
  • Gestão Ambiental – PORTONAVE
  • Projetos Socioambientais – PORTO DE IMBITUBA
  • Reciclagem – THYSSENKRUPP ESTALEIRO
  • Recuperação de Áreas Degradadas – AMVALI
  • Resíduos Sólidos – CETRIC
  • Turismo Ecológico e Sustentável – PARQUE UNIPRAIAS
  • Menção Honrosa em Educação Ambiental- PARQUE UNIPRAIAS
  • Menção Honrosa em Educação Ambiental – NSCTV

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×