Estiagem: Chapecó decreta situação de emergência
Para minimizar os impactos, a Administração Municipal está transportando água para moradores do interior, para consumo humano e animal
• Atualizado
Conforme sugestão da Defesa Civil o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, assinou nesta segunda-feira (10) o decreto de situação de emergência, devido à estiagem que atinge o município e região. Com a assinatura do decreto, a Administração Municipal poderá adotar mais rapidamente medidas de enfrentamento, além de possibilitar aos agricultores encaminhamentos de demandas.
No mês de fevereiro choveu apenas 74 milímetros, o que corresponde a 42% da média histórica, em março choveu 94 milímetros, o que dá 66% da média histórica e, em abril tinha chovido somente 22 milímetros, o que dá 20% da média histórica.
Para minimizar os impactos, a Administração Municipal está transportando água para moradores do interior, para consumo humano e animal. O diretor de Agricultura, Jonas Bringhenti, relata prejuízos na safrinha de milho, para silagem, além de atraso na implantação das pastagens de inverno.
Além disso, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) adotou um sistema de manobra de registros, num sistema de rodízio em 13 bairros da cidade. Com isso falta água em alguns horários.
Capacidade dos reservatórios
O reservatório do Lajeado São José está com apenas 26% da capacidade, que se manteve estável na última semana, graças à chuva e à instalação de bombas de emergência, que aumentaram em 100 litros por segundo a captação da Barragem Santa Terezinha, do rio Tigre, em Guatambu.
Na semana passada também foi lançado o edital para perfuração de poços artesianos no São Pedro, Esplanada e Boa Vista. Segundo a gerência regional da Casan, a empresa vencedora será conhecida no dia 2 de junho, com a abertura das propostas.
Seca avança no Oeste e Meio-Oeste catarinense
Dados do Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado mostram que, Santa Catarina registrou expansão da área de estiagem principalmente no Oeste e Meio-Oeste. De acordo com o documento, divulgado na quinta-feira (6), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), 15 municípios estavam em estado crítico frente à seca. No último relatório apresentado em abril, havia 11 cidades neste patamar.
Entre os municípios em estado crítico de abastecimento devido à estiagem estão: Abdon Batista; Águas Frias; Anchieta; Bom Jesus do Oeste; Chapecó; Concórdia; Coronel Martins; Descanso; Dionísio Cerqueira; Guaraciaba; Monte Carlo; Planalto Alegre; São Miguel da Boa Vista; São Miguel do Oeste e Zortéa.
Recomendações
• Evite banhos demorados;
• Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes;
• Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo;
• Deixe a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue;
• Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada e o quintal de sua casa;
• Não lave o carro durante a estiagem. Caso precise, use balde e pano para lavar o carro em vez de mangueira;
• Use regador para molhar as plantas no lugar de mangueira;
• Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total;
• No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa;
• Mantenha a válvula de descarga regulada, e conserte imediatamente vazamentos.
Leia mais:
Ponte Serrada decreta situação de emergência em função da estiagem
Xanxerê prorroga decreto de situação de emergência por conta da estiagem
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO