Baleia-jubarte passará por eutanásia após ficar encalhada em praia no Sul de SC
Especialista decidiram que a decisão ética para dar fim ao sofrimento é o procedimento da eutanásia.
• Atualizado
O encalhe de uma baleia-jubarte viva na praia de Balneário Esplanada, em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, na quarta-feira (5), mobilizou a população da região para tentar salvar o animal de 11 metros, com peso estimado em 12 toneladas. Conforme especialistas, a solução ética para o encalhe e o fim do sofrimento do animal, que está a mais de 24h se debatendo na praia, é o procedimento de eutanásia.
Durante toda a quarta (5) e quinta-feira (6), voluntários, bombeiros, pesquisadores e as instituições que compõem o Protocolo de Encalhes e Enredamentos de Cetáceos da APA da Baleia Franca se esforçaram para tentar resgatar o animal, mas não obtiveram sucesso.
Conforme o Instituto Australis, uma tentativa prevista para ocorrer hoje, com uso de embarcações para tentar rebocar a baleia para o oceano precisou ser abortada devido à piora das condições climáticas, com ondas entre 2 e 3 metros e vendavais, que devem continuar pelos próximos dias.
A equipe de salvamento explica que devido as más condições climáticas e perspectiva de piora, impedindo o uso de embarcações para o resgate, considerando o sofrimento do animal já exausto após dois dias encalhado, pesquisadores especialistas e veterinários das instituições, com experiência no atendimento de encalhes, chegaram à conclusão de que o procedimento ético e correto a ser adotado é a eutanásia da baleia.
“É triste, mas temos consciência de que todos os esforços possíveis para salvar a baleia foram feitos, a eutanásia restou como a única alternativa para minorar o sofrimento do animal, uma vez que com as condições climáticas adversas e o estado de saúde da baleia após dois dias encalhada não será possível continuar tentando desencalhá-la”, lamenta a chefe da APA da Baleia Franca.
Conforme o instituto, o procedimento será feito de acordo com as diretrizes da Resolução nº 1000, de 11 de maio de 2012, do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
O ICMBio/APA da Baleia Franca foi avisado da ocorrência no início da manhã de quarta e imediatamente acionou o Protocolo de Encalhes, fazendo contatos com as instituições participantes. Equipes do Instituto Australis, UDESC Laguna, R3Animal, Educamar, UNESC, Defesa Civil, Prefeitura de Jaguaruna, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Capitania dos Portos atuaram no local para salvar o animal.
A coordenação do Protocolo é formada pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Instituto Australis, Associação R3 Animal, UDESC, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da UNESC, APA da Baleia Franca, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e a Policia Militar Ambiental.
Veja o vídeo da baleia-jubarte
Leia também
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO