Meio Ambiente Compartilhar
Muito triste

Baleia-jubarte morta com mais de 10 metros de comprimento encalha em praia de Florianópolis

A Baleia-jubarte encontrada morta na praia era uma fêmea juvenil, com 10,68 metros de comprimento.

• Atualizado

Redação

Por Redação

 Foto: Mariana Carvalho
Foto: Mariana Carvalho

Uma baleia-jubarte encalhou morta na Praia da Joaquina, em Florianópolis, na noite de sábado (18). Neste domingo, (19), uma equipe da Associação R3 Animal, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou a necropsia e enterrou a carcaça do animal. O animal era uma fêmea juvenil, com 10,68 metros de comprimento.
 
“Não conseguimos determinar a causa da morte devido ao avançado estado de decomposição”, informa a presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS/Florianópolis, veterinária Cristiane Kolesnikovas.

A associação agradeceu a equipe de técnicos, estagiários e voluntários que atuaram na operação.

A Polícia Militar Ambiental, e Prefeitura de Florianópolis, que cedeu uma máquina retroescavadeira para auxiliar no enterro da carcaça, contribuíram para a retirada do animal.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram Facebook.

Foto: Josiele Felli

Este é o oitavo animal dessa espécie a ser registrado e atendido pelo PMP-BS na Ilha este ano, embora outras baleias-jubarte tenham sido avistadas mortas à deriva ou encalharem em locais de difícil acesso para a realização na necropsia.

As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzirem, e a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.

Veja o vídeo:

Vídeo: Josiele Felli

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram Facebook.

O que fazer ao ver um animal marinho precisando de ajuda?


Caso aviste um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341, das 7h às 17h.
 
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
 
O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
 
O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.