Meio Ambiente Compartilhar
Conscientização

Abertura da Semana Lixo Zero em Joinville recebe apresentadora Bela Gil

A Semana Lixo Zero de Joinville, acontece entre os dias 20 a 28 de outubro

• Atualizado

Patryck Cachoeira

Por Patryck Cachoeira

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Nesta terça-feira (12) iniciou a 10º edição da Semana Lixo Zero em Joinville, com a participação especial da apresentadora e ativista Bela Gil. O evento celebrou uma década de mobilização socioambiental em busca de uma cidade mais sustentável. A convidada bateu um papo sobre “Alimentação e Sustentabilidade: por que estamos tão longe do ideal?”.

Atualmente, Bela Gil é uma das apresentadoras do programa Saia Justa, no canal GNT. Além disso, ela é autora de best-sellers culinários e trabalha ativamente em projetos sociais e ambientais.

“A alimentação sustentável e saudável sempre fez parte de nossas atividades de conscientização nesses 10 anos de Semana Lixo Zero em Joinville. A compostagem, a agricultura sustentável e o combate ao desperdício são alguns dos temas que conversam com o conceito lixo zero e, por isso, a presença da Bela Gil é um super reforço na conscientização por uma cidade mais sustentável”, destaca Arthur Rancatti, co-fundador do Coletivo Joinville Lixo Zero e um dos organizadores do evento. 

Como parte do calendário do evento, o lançamento foi um momento em que a organização apresentou algumas das atividades já previstas para a edição e convidou a comunidade a inscrever ações que irão compor os nove dias de evento. 

O que é a Semana do Lixo Zero?

“A Semana Lixo Zero ocorre em mais de 400 cidades brasileiras e há alguns anos Joinville é inspiração para outros municípios pela capacidade de mobilização local. É um evento colaborativo, construído com a ajuda da comunidade e o lançamento é o momento em que convidamos parceiros, voluntários, empresas e todos que de alguma forma querem participar das ações a estarem junto conosco na programação de outubro”, explica Maria Carolina Campestrini, presidente do Coletivo Joinville Lixo Zero. 

Em 10 anos, a Semana Lixo Zero Joinville já realizou mais de 820 atividades gratuitas em várias regiões da cidade, impactou diretamente mais de 60 mil pessoas, teve a colaboração de mais de 500 voluntários e contou com o envolvimento de mais de 400 instituições. Entre as ações realizadas, os mutirões de limpeza contribuíram para retirar mais de 100 toneladas de resíduos das ruas, rios e mangues da cidade.

A Semana Lixo Zero é idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil em mais de 400 cidades de todas as regiões brasileiras, com apoio de organizadores locais. 

O evento é patrocinado pelas empresas: Docol, Luz e Oliveira Contabilidade, Reset Descarte Tecnológico e Termotécnica.

*Com supervisão de Beatriz Agnes

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×