Cotidiano Compartilhar
Economize!

Itajaí e Navegantes estão com baixo nível de água nos reservatórios

Situação se dá pelo alto nível de turbidez do Rio Itajaí-Mirim na região

• Atualizado

Redação

Por Redação

Semasa recomenda que população economize água neste período | Foto: Divulgação.
Semasa recomenda que população economize água neste período | Foto: Divulgação.

O Rio Itajaí-Mirim está com o nível de turbidez nove vezes acima do normal, o que dificulta o tratamento da água e a reposição dos reservatórios. Por conta disso, o Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) pede que os moradores de Itajaí e Navegantes economizem e utilizem água somente para o necessário.

Na manhã desta sexta-feira (11), o reservatório do São Roque, por exemplo, o mais importante do sistema de abastecimento, está com 13% da capacidade. O reservatório de Arapongas, que abastece parte de Itajaí, está com 55% da capacidade. Outros reservatórios, como no Morro da Cruz e Cabeçudas, também estão com o nível abaixo do necessário.

Como há previsão de chuva para esta sexta-feira, o que pode agravar a turbidez do rio, o Semasa orienta a população para que faça economia de água e evite desperdício em ações que podem ser adiadas, como lavação de calçadas, carros e fachadas.

O Semasa afirma que o tratamento não foi suspenso, mas como a água está com alta turbidez é necessário um processo ainda mais lento para que ela seja inteiramente tratada. “A capacidade de tratamento foi reduzida. Não sabemos dizer quanto tempo isso demora, porque depende de fatores externos, como, por exemplo a chuva. Se chover muito forte, essa turbidez vai ser ainda maior. Enquanto estivermos nesse período é bom economizar”.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×