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INSS: atendimento presencial e sem agendamento é retomado no país

Mudança será gradual e começará a partir deste mês

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Divulgação/ Agência Brasil
Foto: Divulgação/ Agência Brasil

O Governo Federal anunciou, na quarta-feira (2), a retomada do atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem agendamento prévio. A medida, que já está em vigor, suspende a norma restritiva imposta em 2020 para conter aglomerações devido à pandemia de covid-19.

Segundo a portaria, deverão ser retomadas as atividades de orientação sobre benefícios e serviços previdenciários, bem como os atendimentos por decisão judicial, emissão de senha para acesso ao Gov.br e para acesso aos serviços ofertados pelo autoatendimento orientado, nas unidades participantes do Projeto do Novo Modelo de Atendimento.

Também será contemplado o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem das agências, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação. Toda a retomada será feita de forma gradual, priorizando o atendimento de idosos maiores de 80 anos de idade.

Já para os casos classificados como de “Atendimento Simplificado”, de baixa complexidade, e “Atendimento Específico”, de alta complexidade, deverá ser feito agendamento do serviço, por meio da Central 135 ou na própria agência. 

O agendamento simplificado será realizado para os seguintes casos:

  • Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
  • Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
  • Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru;
  • Bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho;
  • Devolução de documentos;
  • Retirada de histórico de atendimento de chat ou Central 135;
  • Orientações e Informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
  • Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos;

No caso do atendimento específico, serão contemplados as seguintes situações:

  • Órgão mantenedor do benefício inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
  • Inclusão de documentos ou relatórios alheios à análise;
  • Despacho conclusivo divergente da formatação no sistema de benefício;
  • Encerramento da tarefa por erro de sistema;
  • Conclusão da tarefa com benefício não formatado;
  • Utilização de Número de Identificação do Trabalhador (NIT) de terceiro na conclusão da tarefa ou equívoco na atribuição do NIT do titular, dependente, instituidor ou representante legal;
  • Consulta à consignação administrativa;
  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos ou quando a Central 135 não puder atender a demanda, observada a existência de roteiro quanto à orientação para que o operador direcione o interessado a comparecer à agência;
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
  • Solicitar a contestação de Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP);

O INSS lembra ainda que as agências poderão, mediante agendamento prévio, emitir extratos de empréstimo consignado; de pagamento de benefício/histórico de crédito (HISCRE) que comprova a renda do seu benefício; extrato de Imposto de Renda (IR); extrato Previdenciário; Carta de Concessão do Benefício, que informa a forma de cálculo do valor do seu benefício; e declaração de beneficiário do INSS. Todos os agendamentos de emissão de extrato deverão ser atendidos na triagem das agências.

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