Imagens da Nasa revelam nuvem de dióxido de carbono na atmosfera da Terra; veja
As imagens foram geradas a partir de um modelo avançado que utiliza dados coletados por vários satélites e processados por supercomputadores
• Atualizado
Imagens criadas pela Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, revelaram uma nuvem de dióxido de carbono (CO2), circulando a Terra. Os registros mostram a atmosfera de janeiro a março de 2020 e também a névoa escura, promovida pelos padrões de vento e pela circulação atmosférica.
Essas imagens foram geradas a partir de um modelo avançado que utiliza dados coletados por vários satélites e processados por supercomputadores.
No vídeo, é possível observar quais países são responsáveis pelas principais fontes de dióxido de carbono e entender as causas por trás da formação de uma grande nuvem de CO2 que paira sobre nossa atmosfera.
Na China, nos EUA e no Sul da Ásia, as principais fontes de CO2 incluem usinas de energia, indústrias e veículos. Já na África e América do Sul, os incêndios florestais são apontados como os principais responsáveis pela liberação do gás.
Mapa
O mapa pulsante, que mostra maior atividade na América do Sul, reflete tanto o ciclo das plantas quanto a ocorrência de incêndios na região. A Terra e os oceanos absorvem cerca de 50% do CO2 emitido, funcionando como sumidouros naturais de carbono.
A importância de mapear a nuvem de CO2 está em seu papel como principal gás de efeito estufa responsável pelo aquecimento global. O aumento das concentrações de CO2 na atmosfera contribui para o aumento das temperaturas, intensificação de eventos climáticos extremos, como tempestades e ondas de calor, e na elevação do nível do mar.
A visualização destaca áreas com altas concentrações de CO2, como Nova York e Pequim, e permite uma análise detalhada da distribuição global do gás.
*Com informações do Terra
Estagiária sob supervisão.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO