Governo de SC avança em acordo e destrava reforma da Barragem de José Boiteux
De acordo com Hildebrandt, o processo licitatório da barragem está em estágio avançado e próximo da conclusão
• Atualizado
O Governo de Santa Catarina busca a solução de demandas da comunidade indígena de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí. Na manhã desta quarta-feira (28), o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mario Hildebrandt, participou de uma reunião com lideranças indígenas do município, para tratar, entre outras coisas, do processo licitatório para a reforma da Barragem de José Boiteux, considerada estratégica para a segurança hídrica e a prevenção de enchentes no Médio Vale do Itajaí.
Segundo o secretário Mario Hildebrandt, a agenda atende a uma determinação direta do governador Jorginho Mello (PL), que tem como objetivo destravar soluções paralisadas por mais de duas décadas. De acordo com Hildebrandt, o processo licitatório da barragem está em estágio avançado e próximo da conclusão.
“O processo licitatório para a reforma da Barragem de José Boiteux está bem avançado e muito próximo da conclusão. Em breve, teremos a assinatura da ordem de serviço, permitindo o início efetivo das obras”, afirmou Hildebrandt.
Barragem de Boiteux serve como prevenção de enchentes
O secretário destacou que a reforma da barragem vai além do cumprimento de compromissos com a comunidade indígena e tem impacto direto na proteção de milhares de famílias do Médio Vale do Itajaí.
“Essa obra possibilita paz, consenso com a comunidade indígena e, principalmente, garante tranquilidade, segurança e prevenção de enchentes em toda a região. Essa é uma determinação clara do governador: acompanhar de perto cada etapa e garantir que a solução saia do papel”, destacou.
Durante a reunião, também foi apresentado o andamento da execução de 86 unidades habitacionais nos municípios de José Boiteux, Vítor Meirelles e Itaiópolis. Além disso, estão em execução e planejamento obras que atendem reivindicações históricas da comunidade, como a construção de duas igrejas e casas pastorais, implantação de uma escola, campo de futebol, pavimentação de estrada e construção de uma ponte.
As lideranças e o Governo do Estado também discutiram novas compensações, ampliando o conjunto de ações necessárias para o cumprimento integral dos acordos firmados há mais de 22 anos.
Mario Hildebrandt disse ainda que o Governo de Santa Catarina vai acompanhar José Boiteux, com visitas técnicas e institucionais em conjunto com as lideranças indígenas. Segundo o secretário, essa atuação garante “transparência, acompanhamento permanente das ações e fortalecimento da confiança” entre o Estado e a comunidade.
Liderança indígena destaca mudança na relação com o Estado
A cacique-geral Fabiana avaliou o momento como um marco na relação entre o Estado e a comunidade indígena, destacando o avanço no diálogo e nos encaminhamentos práticos.
“Estamos num bom caminho. Queremos agradecer ao governador Jorginho Mello por dar importância a coisas que vinham sendo prometidas há muito tempo para a comunidade indígena e que agora começam a se concretizar”, afirmou.
Fabiana também falou sobre a importância da continuidade do processo. “Hoje a gente vê que está tendo mais diálogo. É um avanço para nós ter essa conversa com o Estado, porque há muito tempo isso não existia. A gente entende que esse processo não pode parar por aqui”, completou.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO