Cotidiano
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Cotidiano Compartilhar
Oficializa união

Ex-presidente Lula e socióloga Janja se casam em São Paulo

Cerimônia restrita contou com a presença apenas de amigos em comum do casal

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Ex-presidente Lula e socióloga Janja se casam em São Paulo
Janja chegou ao local do casamento 25 minutos após o horário marcado para início da cerimônia | Ricardo Stuckert/Divulgação. Via: SBT News

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, são oficialmente marido e mulher. A união foi oficializada às 20h10 desta quarta-feira (18) pelo bispo Dom Angélico. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT), o economista e influencer Gilberto Nogueira (o Gil do Vigor) e o cantor Gilberto Gil estão estre os convidados que compareceram ao Contemporâneo 8076, no Brooklin, zona sul de São Paulo, para acompanhar o casamento. O evento estava previsto para começar às 19h, mas a própria Janja chegou depois, às 19h25.

>> Bispo de SC vai celebrar casamento de Lula e Janja; veja detalhes

Lula, por sua vez, foi um dos primeiros a chegar: às 18h25. Assim como a agora esposa, foi direto com o carro para uma garagem, na lateral da entrada principal. Os primeiros convidados, um casal, chegaram exatamente às 18h17.

Convidados

Todos precisavam estar na lista de convidados para entrar. Na entrada, seguranças escaneavam um QR Code presente no convite para liberar a passagem. O fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert, chegou às 18h23. Posteriormente, compareceram ainda a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (MDB), o advogado Augusto de Arruda Botelho (PT), que é pré-candidato a deputado federal por São Paulo, os advogados de Lula Cristiano e Valeska Zanin, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a ex-governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT), o deputado federal pelo Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB), a chef Bela Gil e a cantora Daniela Mercury, entre outros.

Lula e Janja combinaram de convidar apenas quem é amigo de ambos. A organização do casamento ficou por conta da assessoria Juliana Fantolan. Foram mais de 15 reuniões para acertar os detalhes, ao longo de quatro meses. Segundo uma das pessoas envolvidas na organização, 99% das reuniões foram feitas com Janja e amigas delas.

Clima pacífico

Nenhum convidado pôde entrar no Contemporâneo 8076 com celular, com exceção de três médicos. Do lado de fora, enquanto as pessoas chegavam, policiais ficaram a postos do outro lado da rua, com viaturas. Um popular gritou “Lula, ladrão”, outro, “fora, Lula, fora, Bolsonaro”, e outra causou confusão com um segurança ao tentar se aproximar da entrada para proferir ofensas contra o ex-presidente. Entretanto, no geral, o clima permaneceu pacífico.

Segundo o escritor Fernando Morais, que fez a biografia de Lula, o casamento foi “bonito”. Ele foi o primeiro convidado a ir embora, às 20h20. O motivo é que precisa receber oxigênio com regularidade, devido a sequela da covid-19. Contraiu a doença há dois anos, na mesma viagem para Cuba em que Lula foi infectado pelo coronavírus.

Ainda de acordo com ele, o ex-presidente leu para Janja os mesmos votos que ela para ele. Nenhum dos dois discursou. Após a união ser oficializada, o público entoou “olê, olê, olá, Lula, Lula”. Morais vai incluir o evento no segundo volume da biografia, em produção. Para Paulo Martins, ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social no segundo mandato presidencial de Lula, a cerimônia também foi bonita. Ele saiu às 20h55 e falou rapidamente com a imprensa.

Gil do Vigor deixou o local às 21h25, carregando um prato com bem-casados. “Uma lembrancinha”, falou. O casamento, segundo ele, foi “maravilhoso”. O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim saiu pouco depois, sem falar com os jornalistas, entrando direto no carro.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais