Cotidiano Compartilhar
Peixinhos dirigindo?

Estudo afirma que peixinhos dourados podem dirigir em terra

Pesquisadores tentavam descobrir se a capacidade de navegação do animal era universal

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução/Ben-Gurion
Foto: Reprodução/Ben-Gurion

Pesquisadores israelenses constataram que peixinhos dourados são capazes de dirigir um veículo com rodas em terra firme. A descoberta é parte de um estudo para analisar o comportamento desses animais.

Cientistas da universidade Ben-Gurion, no deserto de Neguev, tentavam descobrir se a capacidade de navegação dos peixes é universal ou se está condicionada ao ambiente em que vivem. A partir disso, eles desenvolveram uma espécie de aquário com rodas com uma câmera acoplada que registrava os movimentos do animal para conduzir o veículo.

Depois de alguns dias de testes, o peixe conseguiu dirigir até um alvo estabelecido pelos pesquisadores. Mais do que isso, ele foi capaz de chegar ao ponto desejado mesmo se fosse interrompido no caminho.

“O estudo mostra que a capacidade de navegação é universal e não específica ao meio ambiente. Em segundo lugar, mostra que os peixinhos dourados têm a capacidade cognitiva de aprender uma tarefa complexa completamente diferente das habituais. Como todo mundo que aprendeu a andar de bicicleta ou dirigir um carro, é um desafio no início”, disse Shachar Givon, um dos autores da pesquisa.

Veja o vídeo feito pelos pesquisadores:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×