Estudantes de Blumenau conquistam 2º lugar em competição nacional do IBGE
Projeto da EBM General Lúcio Esteves analisou condições de saúde de estudantes e revelou dados que impactam o SUS; trabalho será apresentado em etapa mundial
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Um grupo de estudantes da Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, de Blumenau, no Vale do Itajaí, conquistou o segundo lugar na etapa nacional da Competição Internacional de Pôsteres Estáticos, promovida pelo IBGE. A escola foi premiada na categoria B com o trabalho “Saúde em Foco”, desenvolvido nas disciplinas de geografia e matemática.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a competição com o objetivo de estimular o uso e a compreensão de dados estatísticos entre estudantes da educação básica. O projeto blumenauense agora segue para a etapa mundial, marcada para o início de outubro.
A pesquisa envolveu a aplicação de 270 questionários junto a estudantes e suas famílias, com foco em mapear condições de saúde da comunidade escolar. Os dados levantados mostraram a incidência de hipertensão e doenças respiratórias, problemas que afetam diretamente a qualidade de vida da população e sobrecarregam o Sistema Único de Saúde (SUS).
O trabalho foi desenvolvido dentro de um Projeto de Educação Fiscal e reuniu um time multidisciplinar:
- A professora Aluisiane Kraisch, de geografia, coordenou a criação do pôster;
- A professora Rosimere Gonçalves Timm, de matemática, atuou na tabulação e análise dos dados;
- O professor de informática Luís Felipe Mafra Giacomelli colaborou na produção dos gráficos e na diagramação final.
Os estudantes Julia Bottignon Rodrigues, João Filipe Antunes e Dionei Mohr Junior assinam o projeto, que recebeu reconhecimento nacional por transformar dados em ferramenta de reflexão sobre a saúde pública local.

A premiação prevê R$ 2,5 mil para a professora coordenadora e R$ 1,5 mil para os estudantes, além da oportunidade de apresentar o trabalho internacionalmente. A competição é parte dos esforços do IBGE para promover o letramento estatístico e o uso crítico de informações em sala de aula.
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